Lente de contato pode ser porta de entrada para Covid-19

 Lente de contato pode ser porta de entrada para Covid-19

Em tempos de pandemia do coronavírus é importante evitar as lentes de contato ou reduzir ao máximo o tempo de uso porque existe um grande risco de contaminação por meio de gotículas ou mesmo as mãos contaminadas grudarem nas lentes e o vírus ter acesso à pessoa pela mucosa dos olhos.

A importante recomendação foi feita pela Sociedade Americana de Oftalmologia e é confirmada pela Oftalmologista Cláudia Benetti, do Centro de Cirurgia Oftalmológica. “As lentes de contato podem ser a porta de entrada da doença. Caso a pessoa faça muita questão de usá-las tem que ser descartada assim que retirada. Não há higienização das lentes capaz de eliminar o vírus. Além do mais ainda há o risco de a pessoa higienizar as lentes e não lavar as mãos, contaminando objetos pela casa. A recomendação é que sejam lentes de contato descartáveis diárias!”, alerta.

Cláudia lembra ainda que no outono há mais poeira e pólen no ar, o que aumenta a possibilidade de os olhos ficarem ressecados e as lentes incomodarem mais, fazendo com que as pessoas levem as mãos aos olhos com mais frequência. “Temos que pensar nos mínimos detalhes e ficarmos extremamente alertas. Quem usa lentes de contato leva as mãos aos olhos com mais frequência e só por este fato as lentes já devem ser evitadas”, ressalta.

O ideal é que se opte pelos óculos, que devem receber uma higienização cuidadosa assim que a pessoa volta para casa, como é feito com o celular e demais acessórios: álcool em gel 70% ou mesmo água e sabão.

Relacionados

Leave a Reply