Edit

Leitinho pede prédios do IZ a secretário de Agricultura

O prefeito de Nova Odessa Cláudio José Schooder, o Leitinho, entregou pessoalmente no último sábado (17/07) ao secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Itamar Borges, ofícios reafirmando o pedido de cessão de duas áreas do IZ (Instituto de Zootecnia) para uso do Município. Em ambos os casos, os imóveis encontram-se atualmente vagos, sem uso pela instituição de pesquisa. O secretário comprometeu-se a agilizar o andamento dos processos e dar uma posição em breve ao prefeito.

O primeiro dos imóveis pleiteados trata-se de um prédio técnico situado na sede do Instituto, com acesso pela Avenida Carlos Botelho (na “entrada” da cidade), e de algumas antigas residências próximas, cujo complexo pode abrigar diversos setores da Prefeitura – que se compromete, em contrapartida, a promover a recuperação, manutenção e segurança dos imóveis.

O segundo é um imóvel em área rural que deve servir como novo abrigo de animais da cidade. Trata-se, neste caso, da antiga Unidade de Reprodução Animal, também conhecida como “Seriarte”, situada na margem direita do Ribeirão Quilombo, após a ponte sobre o rio. O abrigo será mantido pela AAANO (Associação dos Amigos dos Animais de Nova Odessa).

Também estiveram presentes à visita do secretário o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) Sergio Luiz dos Santos Tutui, o diretor do IZ Enilson Geraldo Ribeiro, o secretário-adjunto de Desenvolvimento do Município, Rafael Brocchi, o diretor municipal de Cultura, Cadu Pinotti Jr, o diretor da Agemcamp, Benjamin Bill de Souza, entre outros integrantes da Secretaria de Agricultura, do IZ e da Prefeitura.

“O pedido é por esse pavilhão técnico aqui atrás (da Diretoria), com 69 salas ociosas. A cessão seria boa para o IZ também, principalmente para os funcionários, porque revitalizaríamos o prédio e teríamos mais gente circulando, servidores da Prefeitura, trazendo mais segurança”, acrescentou Leitinho. Neste caso, o ofício inclui ainda duas residências na Vila Azenha, que devem abrigar a Defesa Civil Municipal, e outros três imóveis no Centro para outros setores da Prefeitura.

“Temos também uma entidade protetora que abriga hoje 600 animais, e como a cidade cresceu muito nos últimos anos sem planejamento, os bairros ‘chegaram’ ao canil, o que gera uma certa perturbação. E a antiga Seriarte seria o local ideal para reformarmos e fazer um novo canil para a AAANO, que foi fundada há 26 anos por dois pesquisadores do IZ”, explicou o chefe do Executivo. “Nós queremos ser parceiros, Município e Estado. Um ajuda o outro.”

Enilson Ribeiro confirmou que a comunidade científica do Instituto já aprovou as cessões, com contrapartidas do Município. “Pelo que entendi, é bom para todo mundo. Vou ver como estão estes pedidos e já encaminho à APTA. Como já uma concordância tanto da nossa parte quanto da Prefeitura, vamos fazer a nossa parte e devolver (os pedidos aprovados) à APTA e ao IZ. Quem tinha que nos dar o parecer final eram nossos diretores, o que já temos”, adiantou Itamar Borges.

 

REFERÊNCIA

 

Os pedidos foram feitos durante visita do secretário à Fazendo do Estado em Nova Odessa, sede do Instituto, para a inauguração do novo Laboratório de Referência da Qualidade do Leite, que desenvolve pesquisas de monitoramento e transferência de tecnologia para melhoria da qualidade do produto e seus derivados.

A visita aos diversos centros de pesquisa do IZ, que culminou com a inauguração do Laboratório (que fica no trecho da Fazenda do Estado situado no município de Americana), marcou o encerramento do calendário de comemorações dos 116 anos do Instituto.

O novo laboratório desenvolve pesquisas de monitoramento e transferência de tecnologia para melhoria da qualidade do leite em mais de 110 propriedades de produção de leite bovino e bubalino em cinco macrorregiões paulistas. O IZ também possui laboratório itinerante (trailer) para pesquisas junto ao produtor de outras regiões do Estado. O espaço contempla a área de microbiologia, que faz análise para detecção de patógenos da mastite e desenvolvimento de pesquisas direcionados ao combate desses microrganismos.

“Eu fico muito feliz com a sensibilidade do governador João Doria, do vice-governador Rodrigo Garcia, e a competência da nossa equipe dos Institutos da APTA. Isso vai permitir, no dia 27 de julho, anunciarmos o maior investimento da história do Estado em pesquisa. Cumprimento a todos os pesquisadores e servidores do IZ pelos 116 anos. É muito gostoso ver a paixão de cada um aqui pelo trabalho”, afirma Borges.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE