Leco com turma do xadrez e Dr Daniel preocupado com férias

O vereador Leco (Podemos) reuniu-se na terça-feira (8) com a diretora técnica da ADX – Associação para o Desenvolvimento do Xadrez e gerente geral do Projeto “Xadrez para Todos”, Dayse Vescovi, e com a professora e responsável pelas dinâmicas psicomotoras do projeto, Leda Fruett, em seu gabinete na Câmara Municipal. O objetivo do encontro foi conhecer a iniciativa e discutir a possibilidade de levá-la ao maior número possível de crianças PCD, de 7 a 12 anos, que estudam na rede municipal de educação. Durante o encontro foram apresentados os objetivos do projeto, que foca no ensino do xadrez como ferramenta pedagógica e na interdisciplinaridade, abordando as questões éticas, de respeito às regras e aos colegas, cálculo e raciocínio lógico abstrato, e não tem custos para o Poder Público.

 

A ADX – Associação para o Desenvolvimento do Xadrez foi criada em 2011 pelo grande mestre Giovanni Vescovi, que já foi morador de Americana e defendeu as cores da cidade em diversas competições nacionais e internacionais. O público alvo do projeto “Xadrez para Todos” são as crianças PCD, com deficiências físicas, visual, Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (leve) que tenham idade entre 7 e 12 anos.

“O xadrez pode ser praticado em igualdade de condições. Tal característica democratiza a atividade, permitindo a melhora da autoestima de jogadores com deficiência. Sua prática contribui com o desenvolvimento integral dos estudantes, além de contribuir com as habilidades socioemocionais e promover a inclusão”, diz Dayse. As aulas do projeto “Xadrez para Todos” são remotas (online), por meio da utilização de plataformas de videoconferência e de xadrez.

 

“Conhecemos o projeto e o apresentaremos ao secretário de Educação para tentar incluí-lo nas atividades das crianças, pois não há custos para o município e, como instrumento pedagógico, o xadrez desenvolve e potencializa habilidades cognitivas, emocionais e sociais”, destaca Leco.

 

Dr. Daniel sugere que prefeitura ofereça recreação on-line durante o recesso escolar de julho

O vereador Dr. Daniel (PDT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana uma indicação solicitando para a prefeitura municipal a realização de atividades de recreação on-line durante o período do recesso escolar. No documento, o parlamentar cita que no próximo mês ocorrerá o recesso escolar e há a necessidade da manutenção do distanciamento social por conta da pandemia do novo coronavírus. “Nesse período, muitas famílias sentem a necessidade de encontrar atividades recreativas diversificadas voltadas ao público infantil, como forma de ocupar o tempo de seus filhos com conteúdo singular, educativo e interativo”, destaca o vereador. 

O autor esclarece no documento que, atualmente, os conteúdos on-line têm feito cada vez mais parte do cotidiano, como alternativa à impossibilidade da realização e participação de atividades presenciais e que, nesse sentido, é indicada a organização de atividades de recreação on-line durante o período do recesso escolar. “Para a concepção dessas atividades on-line, também sugerimos a preferência pela participação de artistas locais que possuam trabalhos voltados para o público infantil, tais como teatros, contação de histórias, shows musicais, gincanas do conhecimento, etc. Dessa forma, a organização dessas atividades de recreação propiciará a remuneração de artistas americanenses que estão sem poder gerar renda com suas apresentações durante esse momento de pandemia.”, finaliza.

 

Na indicação, o vereador solicita ao Poder Executivo que, por meio das secretarias municipais de Educação e de Cultura e Turismo, viabilize a realização de atividades de recreação “on-line” durante o período do recesso escolar, preferencialmente, desenvolvidos e apresentados por artistas locais. A indicação será relacionada na pauta da sessão ordinária desta quinta-feira (10), e encaminhada ao Poder Executivo para análise e atendimento.

 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE