Lavar louça pode reduzir alergias de crianças

Lavar louça é motivo de briga para muitas famílias. A princípio, ninguém quer desafiar aqueles “arranha-céus” de pratos sujos dentro da pia. Nos domicílios onde há máquina de lavar louças o assunto gera menos discussão, mas um novo estudo científico revela uma grande vantagem para quem não dispõe desse eletrodoméstico: em casas onde as famílias arregaçam as mangas e lavam a louça com as próprias mãos, são menores os índices de alergia entre as crianças.
A pesquisa, publicada na revista “Pediatrics”, uma das mais importantes em medicina infantil, é mais um elemento a reforçar a já conhecida tese segundo a qual um pouco de sujeira faz bem para o sistema imunológico. Esse pensamento é conhecido como a ???hipótese da higiene???, que especula que ambientes limpos demais são uma das razões pelas quais as crianças desenvolvem tantas alergias atualmente. Sem exposição a bactérias, o organismo dos pequenos acaba se tornando menos resistente, e mais vulnerável.

Os entusiastas dessa teoria acham recomendável expor as crianças a pequenos “riscos”, como ter animais de estimação, frequentar fazendas ou florestas e comer peixe. De acordo com o novo estudo, lavar louça manualmente deve estar nessa lista de itens que levam a uma resistência do organismo.
O estudo ainda deixa algumas perguntas sem respostas, como por que lavar a louça só foi associado a uma menor probabilidade de eczema e não a sintomas como asma, ou por que o efeito foi tão significativo, apesar de que lavar prato requer o uso de sabonetes, possivelmente até produtos antibacterianos.
OGlobo.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE