Edit

Kim vê ‘novo emprego’ nas hortas urbanas

O vereador Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (Solidariedade), protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações à prefeitura de Americana sobre alternativas para oportunizar a geração de trabalho e renda.

No documento, o parlamentar cita que além da crise na área da saúde, em virtude da pandemia do novo coronavírus, este cenário tem desencadeado uma forte crise econômica e social.

“A quantidade de empresas reduzindo o número de funcionários, outras até mesmo encerrando suas atividades, tem elevado o índice de desemprego a níveis preocupantes, o que requer o desenho e a prática de políticas públicas que ofereçam alternativas saudáveis na criação de oportunidades para trabalho e renda, principalmente a camada da população com maior vulnerabilidade social”, relata Kim.

De acordo com o parlamentar, para combater a forte crise e recessão econômica dos anos 1980 foi implantada em Americana a primeira horta comunitária da cidade, no Profilurb (Jardim Nossa Senhora Aparecida). “A iniciativa pioneira, que permanece até hoje produzindo e gerando renda a 42 famílias, motivou a formação de outras hortas, atingindo atualmente cerca de duzentas unidades no município”, lembra.

Kim cita que, por conta da quarentena e distanciamento social, o consumo varejista foi bastante afetado. Segundo o autor, o município é um grande consumidor destes produtos para abastecer a merenda escolar, além das entidades assistenciais da cidade. Entretanto por conta da quantidade de alimentos exigida no processo licitatório as compras acabam sendo contratadas com grandes fornecedores que vendem alimentos produzidos em outros locais.

“Para o fortalecimento da economia local é necessário criar condições para que a relação de consumo permaneça ao máximo dentro do próprio município. Entendemos que pelo menos parte destes produtos poderiam ser adquiridos dos microprodutores locais, se estes estivessem devidamente organizados por meio de uma cooperativa de produtores que pudesse planejar a produção individual de acordo com a demanda coletiva”, comenta.

No requerimento, o vereador pergunta quais os produtos de horticultura adquiridos pela prefeitura de Americana para as áreas da educação, saúde e assistência, quais entidades destes setores recebem recursos públicos que envolvam o fornecimento de alimentos oriundos da horticultura e qual o consumo mensal destes produtos. Questiona, ainda, se a prefeitura possui atualmente contrato com algum produtor da agricultura familiar de Americana e, em caso positivo, informar quais.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE