Kadu quer vacina pra bebês

O presidente da Câmara barbarense, vereador Kadu Garçom (PR), deve protocolar uma moção de apelo ao governo estadual, cobrando o envio ao Município da primeira dose da vacina Meningocócica C, destinada a bebês com três meses de idade. O parlamentar recebeu reclamações a respeito da falta dessa vacina na rede pública nos últimos dias e, por isso, entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, tendo sido informado que essa dose é distribuída aos municípios pelo governo estadual.

Kadu explica que a referida vacina é muito importante na prevenção de um dos tipos de meningite. ???O meningococo C é uma das apresentações da meningite, uma infecção considerada grave e que deve ser prevenida na infância. A meningite C consiste em um tipo de meningite bacteriana, que, como consequência, pode deixar inúmeras sequelas no paciente e até levá-lo a óbito???, ressaltou o parlamentar, destacando que, para estar imune à meningite, devem ser feitas duas doses da vacina e mais um reforço. A segunda dose é realizada aos cinco meses de vida.
Devido à falta dessa vacina na rede pública e ao fato de não haver previsão de recebimento, Kadu ressalta que muitas mães foram orientadas a procurar por laboratórios particulares. ???Pediatras afirmam que o calendário de vacinação é calculado para proporcionar proteção máxima ao bebê. Sendo assim, eventuais atrasos, inclusive nos reforços, podem deixar essas crianças desprotegidas???, explicou o parlamentar, ressaltando que muitas famílias teriam dificuldade em arcar com o custo dessa imunização, de cerca de R$ 300.
Por fim, o vereador afirma que, ao protocolar a moção de apelo, para que o governo estadual reveja esta situação de maneira emergencial, ele espera contar com o apoio da secretária municipal de Saúde, Lucimeire Rocha, e do prefeito Denis Andia. Além da vacina contra meningite tipo C, Kadu foi informado, ainda, que a DTP, chamada de tríplice bacteriana, que imuniza contra difteria, tétano e coqueluche, também está em falta na rede municipal.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE