Inscrições para prevenção à obesidade infantil terminam nesta quarta

Com objetivo de mostrar a pais e seus pequenos a importância da alimentação saudável e das brincadeiras tradicionais na prevenção da obesidade infantil, a Prefeitura de Nova Odessa promove nesta sexta-feira (24) o evento “Férias Saudáveis Kids”. A brincadeira será coordenada pela nutricionista voluntária Camila Silva, com apoio do professor de educação física Joel Prado, no Ginásio de Esportes ‘Jaime Nércio Duarte’, no Jardim Santa Rosa. As inscrições podem ser feitas até quarta-feira (22), das 9h às 11h, na Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo, que funciona no ginásio. As vagas são limitadas.

A brincadeira ocorrerá em dois horários: das 9h às 11h e das 14h às 16h. No jogo, as crianças serão divididas em grupos e participarão de uma corrida das cores em um tabuleiro no chão. Serão abertas 30 para o período da manhã e 30 para a tarde. Para participar, a criança precisa ter entre 6 e 12 anos e estar acompanhada do pai, da mãe ou responsável.

“Cada casa vai ter uma pergunta sobre alimentação, um desafio de brincadeira ou uma caixa surpresa com legumes para eles adivinharem qual é. O jogador só anda se acertar ou fizer o desafio. Ganha o grupo que chegar no final primeiro”, explicou Camila, enfatizando que todas as perguntas vão abordar a alimentação saudável.

O evento nasceu da percepção da nutricionista, que mora em Nova Odessa desde abril do ano passado. “Eu tenho recebido bastante demanda de obesidade infantil no consultório. Por acreditar que o melhor tratamento é a prevenção, achei que seria um trabalho legal e procurei a Prefeitura”, afirmou a especialista.

Camila Silva espera que a atividade estimule as crianças a experimentarem alimentos saudáveis e brincadeiras novas, além de conscientizar os pais sobre a importância de fornecer alimentação adequada aos filhos e estimular as brincadeiras em casa. “Mas, o incentivo maior é a prevenção da obesidade infantil”, frisa Camila Silva.

O secretário de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo, Levi Tosta, destacou a importância da prevenção. “Criança precisa brincar, correr e se divertir. Tudo isso aliado a uma alimentação equilibrada. ?? isso que queremos estimular com essa atividade”, disse Tosta, reforçando que as brincadeiras serão monitoradas pelo professor de educação física Joel Prado.

O ginásio do Santa Rosa e a Secretaria de Esportes funcionam na Rua João Bassora, número 500. Para fazer a inscrição, os interessados devem comparecer pessoalmente, portando RG e comprovante de endereço. Mais informações pelo telefone 3498-1561.

Segundo o Ministério da Saúde, 13% dos meninos e 10% das meninas entre 5 e 19 anos sofrem com obesidade ou sobrepeso, em função da falta de exercícios físicos e de alimentação equilibrada. Um nível abaixo da obesidade, o sobrepeso leva a doenças como hipertensão, diabetes, gordura no fígado  e refluxo gástrico. No caso dos adolescentes, a obesidade ainda pode desencadear AVC (acidente vascular cerebral) e infarto.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE