Inflação sob controle, Juros em alta

 O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, subiu a taxa básica de juros (a Selic) em 0,5 ponto percentual, indo de 9% para 9,5% ao ano. ?? a quinta reunião seguida do Copom em que os juros aumentam. A decisão foi unânime.

“O Comitê avalia que essa decisão contribuirá para colocar a inflação em declínio e assegurar que essa tendência persista no próximo ano”, informou o Copom em comunicado divulgado nesta quarta-feira (9), repetindo a nota divulgada nas três reuniões anteriores.

Com essa decisão, a poupança continua rendendo como antigamente: 6,17% ao ano mais a TR. No ano passado, com a queda de juros, o governo definiu que a regra de remuneração da poupança muda sempre que os juros básicos da economia estiverem iguais ou inferiores a 8,5% ao ano.

A Selic é usada pelo BC para tentar controlar o consumo e a inflação, ou estimular a economia. Analistas já esperavam uma alta da taxa de juros para combater a alta de preços, que tem preocupado o governo. A inflação oficial acelerou para 0,35% em setembro.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE