Indústria cai mais de 3% em 2014

(Reuters) – A produção industrial brasileira fechou 2014 com queda de 3,2 por cento, com debilidade em todas as categorias, no pior resultado em cinco anos, após cair em dezembro mais do que o esperado, destacando as dificuldades do setor para se recuperar neste ano.
O Instituto Brasileiro de Geografia a Estatística (IBGE) informou nesta terça-feira que a produção recuou 2,8 por cento em dezembro sobre novembro, quando a queda foi de 1,1 por cento em número revisado de recuo de 0,7 por cento.
Na comparação com um ano antes, a produção teve queda de 2,7 por cento em dezembro, o décimo resultado negativo seguido.
Com isso, o setor reverteu o avanço de 2,1 por cento registrado em 2013 e registrou o pior resultado desde a queda de 7,1 por cento vista em 2009, auge da crise internacional.
A expectativa de analistas em pesquisa da Reuters era de que a produção industrial recuasse 2,5 por cento em dezembro sobre o mês anterior e 2,4 por cento na comparação com um ano antes.
VEÍCULOS
De acordo com o IBGE, a categoria com pior desempenho tanto no ano quanto em dezembro foi a de Bens de Capital, medida de investimento. Somente no mês passado ela registrou recuo de 23 por cento sobre novembro, acumulando queda de 9,6 por cento entre janeiro e dezembro pressionada principalmente pelo recuo na fabricação de equipamentos de transporte (-16,6 por cento).

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE