Indústria 4.0 e sua aplicação no Brasil

O tema ???Indústria 4.0??? já começa a ser disseminado no Brasil. Ao utilizar tecnologias como a ???Internet das Coisas??? (do inglês IoT, Internet of Things), Big Data, digitalização e virtualização, ela atua na modernização do processo produtivo, por meio de equipamentos totalmente automatizados que ???conversam??? entre si. Como benefício, gera redução de custos, utilização mais eficiente de recursos e infinitas possibilidades de customização, sem precisar aumentar os investimentos. Mas será que a indústria brasileira já está preparada para essa revolução?

Uma pesquisa realizada pela Accenture apontou que o uso de tecnologias ligadas à internet das coisas nos diversos setores da economia deverá impactar o PIB (Produto Interno Bruto) em aproximadamente US$ 39 bilhões até 2030. Esse valor pode atingir US$ 210 bilhões, caso o Brasil crie condições para acelerar a absorção das tecnologias relacionadas.
Segundo Paulo Roberto dos Santos, consultor especializado em Indústria 4.0, ao contrário da Alemanha, que trata o assunto como estratégia governamental, o Brasil não conta com uma entidade que orquestre sua aplicação de forma global. ???Apesar dessa falta de apoio, as empresas brasileiras já têm, na prática, todas as condições para a implantação da manufatura avançada???, explica.
Paulo Roberto ressalta que as indústrias devem, primeiramente, traçar um plano de ação que estabeleça uma metodologia para a transição.  ???Para a Indústria 4.0 ser concebida, é necessária a digitalização de toda a cadeia de valor para fazer a informação fluir de forma automática. O próximo passo é investir na modernização da linha de produção, utilizando tecnologias para automação que já estão disponíveis no mercado brasileiro???, conclui.
Indústria 4.0 no Segmento de Alimentos e Bebidas
Em se tratando da Indústria 4.0 para a indústria de Alimentos e Bebidas, a Fispal Tecnologia, Feira Internacional de Tecnologia para as Indústrias de Alimentos e Bebidas, realizada pela Informa Exhibitions, entre os dias 27 e 30 de junho de 2017, das 13h às 20h, no São Paulo Expo, exibirá, pela primeira vez no Brasil, um demonstrador da Indústria 4.0 para o setor. Realizado em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, MCK Automação Industrial e Zorfa Tec Consultoria, o demonstrador promoverá uma inédita experiência para o visitante: acompanhar uma futurística linha de produção, que entregará um produto customizado.
???Os visitantes da Fispal Tecnologia terão a oportunidade de acompanhar de perto uma fábrica totalmente automatizada, que entregará um produto exclusivo, conforme sua preferência. ?? uma antecipação do futuro da indústria mundial, que está cada vez mais atenta às necessidades de seus clientes???, explica Clélia Iwaki, diretora da Fispal Tecnologia.
O espaço também proporcionará uma viagem no tempo, desde a primeira Revolução Industrial, até o futuro, com a Indústria 4.0. Os visitantes também contarão com uma consultoria exclusiva dos profissionais do Instituto Mauá de Tecnologia, onde será possível interagir com sistemas para entender em que momento está a indústria de cada visitante, bem como identificar quais são os passos para chegar à Indústria 4.0.
O pioneiro demonstrador da Indústria 4.0 para o setor de Alimentos e Bebidas tem como patrocinadores na categoria Diamante as empresas ABB, OMRON, Perfor e Schneider Eletric; na categoria Ouro Alphaquip, Furnax, Phoenix Contact, Rockwell Automotive, Siemens, Thermo Fisher e TOTVS; na categoria Prata a empresa Multivac e na categoria Bronze Beckhoff, Bonfiglioli, Burkert, Cobra Correntes, Dohler, Magnoflux e Sick.
Indústria 4.0 no Fórum Fispal Tecnologia
Simultaneamente à Feira, entre os dias 27 e 28 de junho, ocorrerá o Fórum Fispal Tecnologia, que contará com a presença de grandes profissionais do segmento em palestras, estudos de caso e debates que abordarão a melhoria na gestão Industrial e o aumento de produtividade. A Indústria 4.0 também receberá destaque na programação, com uma série de apresentações sobre o tema.
O maior encontro do setor das indústrias de A&B da América Latina contará com a participação de mais de 440 expositores, que apresentarão novidades, tendências e soluções em máquinas para embalagem, marcação e codificação, embalagens, processos, equipamentos e acessórios, automação e logística.
Mais informações em www.fispaltecnologia.com.br. O credenciamento para os visitantes já está disponível, através de cadastro no site da feira.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE