Incubadoras crescem com apoio em SB

“Sem a Incubadora de Empresas não teríamos a BGM hoje. Por uma serie de motivos. Nós conhecemos muito a parte técnica, mas a empresarial não conhecíamos muita coisa”, disse o engenheiro de controle e automação, professor universitário e empresário, Rafael Razuk Garcia. Rafael e Silvia Elena, que apresentaremos logo mais, são empreendedores que desenvolveram seus negócios e produtos na Incubadora de Empresas “José João Sans”, espaço mantido pela Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste em parceria com entidades.

Voltamos ao Rafael. Na Incubadora, ele e seis sócios sócios conseguiram transformar o que ensinam na faculdade em diferencial de mercado de trabalho, com a BGM Tecnologia, que oferece soluções em engenharia como uma extensão da empresa. “Nós levamos a experiência da pesquisa e desenvolvimento da área acadêmica para a indústria, com ideias simples e projetos dedicados”, disse o engenheiro elétrico e professor Edgar Brito, um dos sócios.  
A empresa nasceu e cresce na Incubadora há 1 ano. “Aqui é muito mais fácil começar por toda infraestrutura e apoio que a Prefeitura, Ciesp, Sebrae e Unimep nos dão. Tem programas de treinamento, reuniões com os empresários, palestras de contabilidade, marketing, gestão financeira e ajuda na estruturação do plano de negócios”, complementou Rafael Razuk Garcia. A BGM Tecnologia fatura atualmente, em média R$ 70 mil por ano.
Silvia Elena Correa Lima, proprietária da Criarplast Indústria e Comércio de Plástico já está no mercado de trabalho há 4 anos e esteve por 3 anos com sua empresa dentro da Incubadora. Ela conta que quando começou o negócio ficava “de cabelo em pé” com a taxa de mortalidade das empresas. “Quando começamos a gente queria algo com mais segurança e procuramos a Incubadora de Empresas. Foi uma atitude decisiva e fundamental para o desenvolvimento da Criarplast”, disse.
“Nós começamos com uma injetora e um produto e estamos com 5 produtos e desenvolvendo o sexto produto. Mesmo em época de crise, nós conseguimos crescer de uma forma sólida, consistente e isso devemos à Incubadora de Empresas”, concluiu Silvia.
A Criarplast é uma empresa especializada na fabricação de tampas plásticas. Atende atualmente o segmento de produtos de limpeza, de cosméticos e de lembrancinhas. A produção gira em torno de 2,5 milhões de produtos por mês com atendimento em todo o país. “Mesmo não estando mais na Incubadora, temos o total apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em tudo que precisamos, nos ajudando nas decisões, o que é imprescindível para nosso crescimento”, concluiu Silvia. 
Seja uma empresa incubada
“A Incubadora está aberta para as empresas que queiram fazer diferente”, disse o gestor da Incubadora de Empresas, Daniel Monaro. “Empreendedores que tenham qualquer ideia inovadora, com diferencial de negócio, processo ou serviço são bem vindos. As ideias não precisam estar formalizadas, nós a fomentamos com toda a estrutura, até que a empresa saia graduada e pronta para disputar o mercado com maior maturidade”, disse.
A Incubadora de Empresas é uma divisão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e funciona em parceria com a UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba), SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), que fazem parte do comitê gestor.
Criada em 2004, a Incubadora de Empresas “José João Sans” tem o objetivo aumentar as chances de sucesso de novas empresas, introduzir novas corporações na economia local, desenvolver iniciativas competitivas e gerar novos empregos. Localizada na Rua Tupis, 1.633, Jardim São Francisco, a Incubadora conta hoje com empresas dos setores de sistemas energéticos renováveis, sistema de automação, engenharia de controle e automação, células robóticas, trefilação de aço, assessoria empresarial, artefatos de borracha para vedação e desenvolvimento de projetos em engenharia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3455.1040.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE