Imersão. Chave do aprendizado no mundo corporativo

???Gostaria de ver todos podendo atingir seus sonhos, e é isso que essa organização faz.??? A frase do russo Sergey Brin, cofundador e ex-presidente do Google, assim como tantas outras, ditas por profissionais icônicos das maiores companhias do mundo, pode gerar efeitos distintos no público. Há quem as considere lacônicas, até pretensiosas. E também existem aqueles que as encarem como combustível de inspiração.Seja qual for o efeito individual causado por essas mensagens, a realidade é que é impossível ter uma compreensão mais aprofundada acerca do funcionamento de uma empresa sem, de fato, conhecê-la. E ???conhecer???, aqui, significa ir além dos livros, documentários, pesquisas e até dos estudos de caso.?? claro que qualquer busca de informação é válida e fundamental para o crescimento. No entanto, para compreender melhor o funcionamento de uma empresa, nada é mais enriquecedor que visitar, in loco, seus bastidores ??? respirar o mesmo ar que seus funcionários respiram, travar contato com a aplicação prática de conceitos teóricos como missão, visão e valores, visualizar as engrenagens que a mantém funcionando. A palavra-chave do aprendizado no mundo corporativo (e não apenas nele) é a imersão.A compreensão da importância da imersão logo fez com que empresas brasileiras criassem missões de empresários a centros de tecnologia de vários países. Esses pacotes contemplam passagem e hospedagem nos destinos selecionados, mas geralmente possuem um custo bastante elevado, o que inviabiliza a participação de parte significativa dos empreendedores e gestores do País.Inspirada nesse modelo de negócio, que tem em sua essência a proposta inovadora de proporcionar vivências e, por extensão, conhecimento, a Kennedy Viagens Corporativas resolveu fazer o processo inverso, elaborando um programa para executivos e gestores de outros estados conhecerem in loco os bastidores de algumas das principais empresas sediadas em São Paulo.O serviço abrange visitas às filiais brasileiras das mesmas empresas, mas por um preço até seis vezes menor ??? em média R$ 5 mil, enquanto as viagens internacionais chegam à casa dos R$ 30 mil.Com mais de uma década de atuação no segmento de viagens corporativas, a Kennedy resolveu diversificar e fazer um piloto do projeto em janeiro de 2019, levando empresários maranhenses a conhecer, em São Paulo, organizações como Google, IBM, iFood, Peixe Urbano, Empiricus e LinkedIn. O sucesso atingido com o piloto foi tão grande que, a partir de 2020, a empresa irá expandir o projeto para outras cidades com grande demanda de profissionais querendo ampliar seus horizontes, como Curitiba, Teresina, Florianópolis, Recife e Vitória.A Kennedy Viagens Corporativas inclusive já abriu as inscrições para a 5ª edição da Missão São Paulo, a ser realizada em 2020. Com vagas limitadas, o serviço contempla passagem aérea (saindo de Imperatriz/MA), translado para todos os locais de visitas, Meetup (pré-encontro para entrega de brindes, alinhamento da viagem e palestra de inovação) e Workshop de inovação na prática após a viagem. Serão três dias de imersão, incluindo visitas a centros de pesquisa, institutos acadêmicos, empresas e startups. Durante as visitas, os participantes serão acompanhados por um mentor do programa com experiência prática em inovação. Também haverá uma rodada de perguntas e respostas para elucidar tópicos importantes relacionados ao mundo dos negócios e modelos de gestão.Em um mundo com cada vez menos barreiras, encurtar a distância entre os novos empreendedores e as grandes empresas que os inspiram é uma excelente maneira de preparar os profissionais do futuro.
* Leonardo Bastos é diretor comercial da Kennedy Viagens Corporativas

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