Idoso de casa de repouso morre com suspeita de coronavírus

 Idoso de casa de repouso morre com suspeita de coronavírus

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa informou nesta terça-feira (5) que apura mais uma morte suspeita por Covid-19. O paciente tinha 76 anos, morava em uma casa de repouso e faleceu na segunda-feira (4) na Unidade Respiratória do município, criada para concentrar o atendimento a pessoas com doenças respiratórias e sintomas de gripe ou contaminação pelo novo coronavírus. e Agora, são duas mortes em investigação na cidade.  

De acordo com a secretaria, o paciente – com histórico de obesidade – chegou à Unidade Respiratória, no Jardim Alvorada, com quadro respiratório grave e precisou ser entubado. Ele sofreu parada cardiorrespiratória em seguida e faleceu no início da noite. A Vigilância Epidemiológica colheu material para exame e encaminhou ao Instituto Adolfo Lutz.
Assim como outros asilos registrados na Vigilância Sanitária, a casa em que morava o paciente recebe acompanhamento permanente de equipes volantes da Atenção Básica. No mês passado, enfermeiros percorreram as casas e imunizaram os idosos contra a gripe. A medida auxilia os profissionais de saúde na triagem de eventuais casos de Covid-19.

Na manhã desta terça, agentes do órgão estiveram na casa de repouso, que é formada por dois imóveis. Segundo eles, o paciente vivia sozinho em um deles e outras seis idosas, em outro. “A casa é bem estruturada, possui número adequado de funcionários, inclusive enfermeira, estava limpa e os clientes muito bem cuidados”, afirmou o agente Leoncio Ferreira. Segundo ele, os funcionários seguem todas as recomendações de segurança, como uso máscaras, luvas e disponibilização de álcool gel.
Segundo a Secretaria de Saúde, os clientes da casa não recebem visita desde o início da pandemia, conforme recomendações da pasta. Além disso, os funcionários estão orientados a não permanecerem no estabelecimento com as roupas com as quais chegam da rua e a reforçarem a higienização pessoal antes e depois da jornada de trabalho. Os responsáveis também receberam a recomendação de afastar funcionários com sintomas de gripe.
Além de dois óbitos em investigação, Nova Odessa tem 12 casos confirmados de coronavírus e 11 suspeitos. Outros 14 pacientes testaram negativo para a doença.

Relacionados

Leave a Reply