‘Horto de Plantas Medicinais’ é objeto de pesquisa na Unicamp

Santa Bárbara é referência em Educação Ambiental. Com experiências bem-sucedidas e grande repercussão de projetos em escolas e instituições municipais, o trabalho realizado desperta interesse. Na quarta-feira (22) estudantes da Unicamp visitaram a cidade para estudar os projetos de Hortos Medicinais e PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais), avaliando a relação dos mesmos com o planejamento urbano.
A convivência das crianças com hortas e hortos, o uso de plantas medicinais, a alimentação sadia e os cuidados com o meio ambiente foram os objetivos principais do estudo. Os alunos de pós-graduação da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo conheceram espaços como Viveiro Municipal, no bairro 31 de Março, da Emefei “Profª Maria Augusta Canto Camargo Bilia”, no Parque Planalto, o “EIEA” Fioravante Luis Angolini e Anna Rosa Tuchaspki” (Núcleo de Educação Ambiental), no Caiubi, entre outros.

Acompanhados da professora Dra. Ana Maria Sperandio, orientadora e coordenadora da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis, da Dra;. Nair Sizuka Nobuyasu Guimarães, representante local da rede, além da secretária de Educação, Tânia Mara da Silva, e do secretário do Meio Ambiente, Cleber Canteiro, eles pesquisaram também sobre o envolvimento de munícipes, de alunos, profissionais escolares e órgãos municipais nos trabalhos, que resulta em melhorias na qualidade de vida dos envolvidos, e gera alto grau de satisfação.

O município é destaque na implantação de políticas públicas saudáveis, por meio da parceria entre as secretarias de Educação, Meio Ambiente, Saúde, DAE (Departamento de Água e Esgoto), tornando possível a expansão de projetos de hortos medicinais e hortas nas escolas.

Em 2017, integrantes da Universidade Politécnica de Puebla, do México também visitaram o município para pesquisas científicas, ano em que o projeto “Escola de Plantas Medicinais”, realizado na Emefei “Profª Maria Augusta C. Camargo Bilia”, recebeu o “Prêmio Inovação” da Fundação Antenna, órgão internacional da Suíça.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE