Edit

Holanda lança ‘estrada que brilha’

Um trecho de uma estrada na Holanda recebeu uma pintura especial que brilha no escuro, com o objetivo de aumentar sua segurança sem gastar muita energia.A pintura contém um pó que é carregado durante o dia e, lentamente, libera um brilho verde à noite, eliminando a necessidade de iluminação pública.
O artista interativo Daan Roosegaarde se associou à empresa de engenharia civil holandesa Heijmans para implantar a ideia.A tecnologia está sendo testada em um trecho de 500 m, e o lançamento oficial é previsto para o final deste mês.?? a primeira vez que as “faixas que brilham” são implantadas em uma estrada – a N329 em Oss, cerca de 100 quilômetros a sudeste de Amsterdã.Uma vez carregada, a faixa pode brilhar por até oito horas no escuro.
Incentivar a inovação”O governo está apagando a iluminação pública à noite para economizar dinheiro, a energia está se tornando muito mais importante do que poderíamos ter imaginado há 50 anos”, disse Roosegaarde à BBC no ano passado. “Este (projeto na) estrada é sobre segurança e com o foco em um mundo mais autossustentável e mais interativo.”Entre os projetos anteriores de Roosegaarde está uma pista de dança com luzes alimentadas por movimentos dos dançarinos.A Heijmans já estava trabalhando em projetos envolvendo postes de energia neutros quando o Roosegaarde se associou à empresa.Heijmans disse que a tecnologia também é “uma alternativa sustentável para lugares onde não há iluminação convencional”.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE