Habitação busca conclusão de convênios no município

A Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano – SHDU da Prefeitura de Americana está buscando a conclusão de vários convênios habitacionais que foram executados no município, em parceria com a COOPERTETO ??? Cooperativa Nacional da Habitação e Construção. O assunto foi discutido durante reunião realizada, na tarde da última terça-feira (29), na sede da Secretaria de Habitação, com representantes da Caixa Econômica Federal (CEF), da Cooperteto e técnicos da pasta.

Segundo a Secretaria de Habitação, os convênios que estão sendo concluídos viabilizaram a construção de unidades habitacionais no Jardim da Mata (44 unidades e infraestrutura do bairro), Jardim dos Lírios e Parque da Liberdade (17 unidades ao todo, sendo seis no Parque da Liberdade e 11 no Jardim dos Lírios).
???São convênios antigos, entre 2006 e 2007. Desde que o prefeito Omar Najar assumiu, foram retomados os convênios e as obras concluídas, com recursos de TACs formados pela Habitação. Hoje estamos na fase de regularização, restando apenas os casos que possuem processos de inventário ou divórcio???, explicou o secretário de Habitação, Charley Petter Cornachione.
???No final do ano passado, o Governo Federal editou uma portaria que estabelece regras para a execução e regularização fundiária dos convênios já existentes e que prevê a formalização, mesmo com esses casos que dependem da conclusão dos processos judiciais???, complementou o secretário.
Com a possibilidade de conclusão dos convênios, por meio da portaria 780, de 31 de dezembro de 2018, a prefeitura poderá concluir o processo e evitar que os mesmos sejam enviados para a tomada de preço. ???Apesar de todo o processo de obra e infraestrutura já ter sido executado em 2015, 2016 e 2017, ainda tínhamos a questão da regularização fundiária pendente por conta de terceiros. Agora vamos poder concluir os convênios e evitar que eles sejam enviados para a tomada de preço e ter que devolver os recursos para a União. A conclusão dos convênios evitará a devolução de mais de R$ 3 milhões???, disse Charley.
O vereador Marco Antonio Alves Jorge, o Kim, que também é fundador da Cooperteto, participou da reunião de trabalho na Secretaria de Habitação.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE