Guarda Municipal inicia testes de aptidão dos patrulheiros

A Academia da Guarda Municipal de Americana inicia, na próxima semana, o Teste de Aptidão Física (TAF), que desde o ano passado é realizado com o intuito de avaliá-los por meio de exercícios aeróbicos e anaeróbicos.  Embora os testes comecem no dia 4 de novembro, os preparativos já vêm sendo realizados há algum tempo. Esta semana, o membro do Conselho Regional de Educação Física (CREF/SP), Marcio Rogério da Silva, ministrou, de terça  a sexta, a palestra ???Mude seus hábitos e viva melhor??? para todos os patrulheiros. Entre os assuntos abordados, enfatizou-se os benefícios da atividade física.

???Até o ano passado, os testes eram aplicados apenas durante o processo de admissão do trabalhador. A partir de 2018, passaram a ser anuais???, segundo o coordenador da Central de Ensino da Academia da Guarda Municipal, Hariel Mikolay. Os testes obedecem critérios técnicos e, este ano, será supervisionado pelo conselheiro do CREF/SP, Marcio Rogério da Silva, e avaliado por Evandro Murer, coordenador da Faculdade de Educação Física e delegado do Conselho Regional de Educação Física; o professor Felipe de Ornelas, coordenação dos Avaliadores Acadêmicos; e professores do curso de Educação Física da Faculdade Americana. Integrantes da Guarda Municipal também estarão à frente dos trabalhos. A coordenação ficará por conta de Hariel Mikolay; a avaliação institucional será realizada pelo GCM Lair, credenciado junto ao CREF; e a equipe de apoio e logística será composta pelos fisioterapeutas GCMs Alexandre e Arcanjo; e pelos instrutores GCMF Suellen, GCM Dorcílio, GCM Rossi e GCM Machado.

???O TAF tem a finalidade de avaliar a aptidão física do guarda por meio de exercícios aeróbios e anaeróbios para aferir a resistência cardiorrespiratória e mensurar o grau de força dos grupos musculares superiores e inferiores.  O objetivo é identificar as capacidades físicas de cada indivíduo, visando o planejamento do treinamento funcional dos agentes, a fim de melhorar o bem estar e evitar lesões na execução das atividades laborais??? esclareceu o coordenador da Academia da Gama, Hariel Mikolay.

As atividades serão realizadas nos dias 4, 5, 6, 11, 12 e 13 de novembro, em dois horários, às seis da manhã e às cinco da tarde, para que todos os turnos possam ser atendidos. Nos dias 2 e 3 de dezembro, os testes serão aplicados nos patrulheiros que exercem trabalhos administrativos e nos superiores hierárquicos. Os testes serão realizados no Centro Cívico e farão as seguintes avaliações: preenchimento de questionário (anamnese); medida antropométrica; aquecimento; mensuração de variáveis fisiológicas de repouso, após o aquecimento e depois da aplicação das atividades; teste de capacidade neuromuscular de membros inferiores, superiores e abdominal; e avaliação cardiopulmonar por meio de teste de 12 minutos.

???Os testes que aferem as condições físicas dos patrulheiros é de suma importância numa atividade que exige, muitas vezes, agilidade do agente de segurança. Além de melhorar a saúde de nossos colaboradores, a prática da atividade física torna os guardas mais aptos no desenvolvimento de suas funções???, avaliou o comandante da Guarda Municipal, Marcos Guilherme.

 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE