Água (de Salto Grande), nossa maior riqueza

?? chover no molhado dizer que precisamos preservar os recursos naturais. Também não causa espanto a necessidade de preservar a água. Novidade nenhuma que não devemos poluir rios e córregos. Então por que cargas d’água seguimos prejudicando a Represa de Salto Grande, em Americana, e enxugando gelo ao remover aguapés?
A resposta está na própria evolução humana. A teoria evolucionista sugere que nos preocupamos apenas com algumas gerações de nossa família, ou seja, dos bisavós aos bisnetos. Mesmo sabendo o que precisa ser feito para preservar a água, temos dificuldade em reconhecer que devemos nos sacrificar para gerações futuras. Mas esta dedicação é necessária. E urgente. 
Minha luta para preservar Salto Grande começou em 2000, como deputado federal, quando consegui destinar R$ 148 milhões para que Campinas construísse a Estação de Tratamento de Esgoto Anhumas. A primeira reunião do grupo que hoje briga pela recuperação da represa aconteceu em meu escritório. São quase 20 anos de trabalho. E é preciso mais.
A Secretaria de Meio Ambiente de Americana segue empenhada nesta batalha contra os aguapés. Cobra ação da CPFL Renováveis, responsável pela Represa de Salto Grande, e acompanha a remoção das macrófitas. A Administração Municipal faz sua parte. A empresa também.
Mas a solução é conjunta e depende de outros municípios, que ainda não tratam o esgoto de forma a retirar da nutrientes que alimentam os aguapés. E a lei atual nem exige que as prefeituras o façam.
Resta o que, desesperança? Pelo contrário, resta trabalho. Trabalho de convencimento de cada administrador, de cada prefeito, de que é fundamental investir em ações que garantam água limpa a todos. E, para isso, é primordial o envolvimento do cidadão. O trabalho continua, para mim e para você.
Chico Sardelli é empresário, presidente do PV em Americana e vice-presidente estadual do partido.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE