Gripe: vacinação de doentes crônicos começa 2ª

Na próxima segunda-feira (09/05), Americana inicia a vacinação contra a gripe de pacientes com doenças crônicas, seguindo o cronograma da Vigilância Epidemiológica Estadual. As vacinas estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta, das 8 às 16 horas.

Nesta fase, serão vacinadas pessoas portadoras de doenças crônicas, conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde. Essas pessoas serão vacinadas mediante apresentação da prescrição médica ou da receita do medicamento de que faz uso devido a essa doença crônica.
O Ministério da Saúde considera como doentes crônicos os portadores das seguintes enfermidades: asma, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), bronquiectasia, fibrose cística, doenças intersticiais do pulmão, displasia broncopulmonar, hipertensão arterial pulmonar, crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade, doença cardíaca congênita, hipertensão arterial com comorbidade, doença cardíaca isquêmica, insuficiência cardíaca, doença renal nos estágios 3,4 e 5, síndrome nefrótica, paciente em diálise, atresia biliar, hepatites crônicas, cirrose, doenças neurológicas que comprometem a função respiratória, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave, diabetes tipos 1 e 2 em uso de medicamento, imunodeficiência congênita ou adquirida, imunossupressão por doenças ou medicamentos, obesidade grau 3, transplantados e portadores de trissomias (Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, entre outras).
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, não dá para prever quantos pacientes crônicos deverão ser vacinados, uma vez que muitas das comorbidades não são de notificação compulsória. Mas em 2015, foram imunizadas 8.148 pessoas desse grupo.
A vacinação contra a gripe para todos os grupos vai até o dia 20 de maio. Até o momento (05/05), Americana vacinou 20.253 pessoas que fazem parte desse contingente, o que representa uma cobertura vacinal de 44,78%. O grupo com menor percentual de cobertura vacinal é o das gestantes. Das 2.015 existentes no município, foram imunizadas 749, ou 37,17%. A Vigilância Epidemiológica apela para que as mulheres desse grupo procurem uma unidade básica de saúde, por considerar a imunização muito importante.
Foram vacinados, ainda, 5.784 crianças (51,94%), 164 mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias (49,55%) e 13.160 idosos (47,90%).
 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE