GM avalia condicionamento físico dos patrulheiros

A Academia da Guarda Municipal de Americana iniciou, no dia 12 de novembro, testes de aptidão física (TAF) com todos os guardas civis municipais, com objetivo de avaliá-los por meio de exercícios aeróbicos e anaeróbicos.  Esta é a primeira vez que a corporação aplica esses testes durante a carreira dos profissionais. Até o momento, eles eram aplicados somente durante o processo de admissão do trabalhador. ???Nossa intenção é aplicar esses testes pelo menos uma vez ao ano, a partir de agora???, afirmou o coordenador da Central de Ensino da Academia da Guarda Municipal, Hariel Mikolay.

Mikolay salienta, ainda, que a Gama tomou todas as medidas para que os testes obedecessem critérios técnicos. Para tanto, todas as etapas foram acompanhadas pelo conselheiro do CREF4/SP (Conselho Regional de Educação Física), o educador físico Márcio Rogério da Silva. Os exercícios para os patrulheiros foram encerrados nesta terça-feira (27). Nos dias 10 e 11 de dezembro, serão aplicados aos instrutores e ao comando da Guarda Municipal.

Entre as propostas dos testes estavam aferir a resistência cardiorrespiratória e mensurar o grau de força dos grupos musculares superiores e inferiores. Além disso, o foco foi identificar as dificuldades físicas de cada pessoa, com vistas ao planejamento do treinamento funcional dos agentes, a fim de melhorar o bem estar e evitar lesões na execução das atividades laborais.

Os testes foram realizados no Centro Cívico e consistiram em corrida pelo tempo de 12 minutos, flexão de braço, abdominal e agachamento. A potência aeróbica foi avaliada pelo método Cooper, e a de força e resistência, pelos métodos Pollock e Wilmore.

Os responsáveis pela organização e aplicação dos exercícios foram Hariel Mikolay (coordenador) e o instrutor GCM Laís, credenciado junto ao Conselho Regional de Educação Física (avaliador). A equipe de apoio foi formada pelos GCMs Alexandre e Arcanjo (fisioterapeutas), GCMF Tábata (enfermeira) e pelos instrutores GCMs Dorcílio, Teodoro, Rossi e Machado. A logística ficou por conta do GCM Nilton.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE