Física: o que estudar para o vestibular

A física é uma das matérias que mais assusta os aluno, mas para quem deseja fazer Medicina é uma disciplina indispensável. A Física estuda os fenômenos naturais a partir de diferentes perspectivas, muitas delas presentes em nossa vida cotidiana. 
Muitas questões testam a capacidade do candidato de relacionar os fenômenos e fórmulas da área aos acontecimentos da nossa vida diária. Para aqueles que apresentam muitas dificuldades, uma dica é ter calma e se preparar através de um curso pré vestibular medicina. 
Conhecendo os temas mais cobrados 
A lista de conteúdos de Física cobrada nos Vestibulares é bem extensa e variada, o que requer estudo, planejamento e dedicação para dominar. Entre os conhecimentos básicos, podemos destacar: Noções de ordem de grandeza, a interpretação física do mundo, gráficos e vetores. Confira a seguir outros temas:  1) Análise de circuitos elétricos 
Esse tema cai bastante nos principais vestibulares. Procure estudar os conceitos de potência elétrica, energia, circuitos elétricos, etc.
2) Termodinâmica 
A termodinâmica é o estudo da física que analisa  as mudanças de temperatura, volume e pressão que estão empregadas  nos sistemas físicos. Com certeza, cairá alguma questão sobre transformação gasosa, trocas de calor e outros fenômenos frequentes que acontecem na natureza. 
3) Trabalho e energia 
Esse tópico parece ser simples, porém requer mais estudo pois aparece muito nos vestibulares. Entre os temas, destaque para: os sistemas mecânicos com conceitos de energia e a conservação ou dissipação. Para que o aluno faça uma boa prova, deve estudar as transformações entre os diversos tipos de energia.
4) Força e campo elétrico e magnético 
Esse tema aparece muito nos vestibulares, através de questões de  eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo.Dessa forma, procure estudar as aulas e fazer  exercícios anteriores de corrente, potência e resistores. Caso haja tempo, estude também questões de Força e Indução
5) Dinâmica 
Esse tema aborda os movimentos retilíneo e curvilíneo e as famosas três leis de Newton, que aparecem na maioria das vezes em cálculos. Outro ponto importante é estudar as questões teóricas e resolver os problemas envolvendo forças e os princípios da dinâmica e cinemática. 
6) Estudo das ondas 
Esse tema é bem frequente em questões teóricas. Costuma aparecer em questões  sobre equação fundamental da ondulatória, com ênfase em classificações e elementos da onda. Questões de cálculos com o uso da equação fundamental também costumam aparecer. 
7) Calor e fenômenos térmicos 
Questões práticas e teóricas sobre leis da termodinâmica, trocas de calor, dilatação e contração térmica, são comuns nos vestibulares atuais. Os alunos precisam estudar bastante sobre o calor e fenômenos térmicos.
8) Movimentos de cargas 
Os movimentos de carga, tanto nos campos elétricos como nos magnéticos são os que aparecem em questões de Física. Dentro desse tema, os candidatos enfrentarão questões sobre magnetismo e problemas envolvendo atração e a repulsão de ímãs. Procure estudar a Lei de Lenz que tem relação com o movimento de cargas eletromagnéticas e magnéticas.
9) Acústica 
Esse tema, se cobrado, costuma aparecer de modo simples. Geralmente, o candidato precisa dominar questões teóricas relacionadas a esse tema, como: qualidades fisiológicas do som, fenômenos de reflexão e efeito Doppler.Algumas questões práticas de acústica costumaM cobrar problemas de cinemática (eco) e a equação fundamental da ondulatória.
10) Hidrostática 
A hidrostática é um dos temas que necessitam de domínio na área. As provas costumam cobrar questões teóricas sobre o conceito de densidade, massa específica, pressão exercida por forças e  ainda, o conceito de empuxo.Esses foram os principais temas de física que podem cair nos vestibulares. Procure estudar os temas com a ajuda de cursinho ou tenha disciplina e estude bastante sozinho.Dicas para se dar bem na prova ?? comum, quando a gente começa a estudar Física, focar apenas no estudo das fórmulas, porém, ao invés da decoreba básica, procure entender como interpretar os gráficos e as tabelas. Mas, além do conhecimento, existem dicas essenciais para conseguir o estudo da Física tornar mais eficiente: ??? Procure resolver ao máximo as questões de física de provas anteriores; ??? Depois de conferir o gabarito, separe os assuntos que você errou mais e procure focar na teoria desses temas,??? Leia jornais e procure ficar a par das principais inovações tecnológicas da Física, no Brasil e no mundo.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE