‘Férias no Zoo’ reúne 40 crianças

Cerca de 40 crianças de 7 a 12 anos de idade estão participando do curso “Feras de Férias no Zoo”, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente – Parque Ecológico municipal “Cid Almeida Franco”. A atividade teve início na última terça-feira (14/7) e vai até sexta-feira (17/7) com diversas atrações e informações sobre animais, conservação da natureza, jogos e visitas monitoradas no zoológico, sempre no período da tarde, das 13 horas às 16h30.

Nesta quarta-feira (15/7) as crianças realizaram atividades sobre o Lobo Guará ,no Núcleo de Educação Ambiental, que fica no Parque Ecológico (avenida Brasil, 2525). Este ano, estão sendo abordados temas diferenciados como “Sou Amigo do Lobo”, “Sistema Urubu” e “Biodiversidade Somos Nós”, endossadas pela Sociedade de Zoológicos do Brasil, segundo a bióloga Silvia Maria de Campos Machado.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Adriano Camargo Neves, o objetivo é abordar ações que possam contribuir também para a conservação da natureza, um dos objetivos principais dos zoológicos atualmente. 
O tema “Sou Amigo do Lobo” será promovido em função de 2015 ser o ano do Lobo Guará. Já a campanha do “Sistema Urubu”, criada pelo CBEE – Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas da Universidade Federal de Lavras- MG, é a maior rede social de conservação da biodiversidade brasileira. 
Segundo a bióloga, trata-se de uma proposta do CBEE para reunir, sistematizar e disponibilizar informações sobre a mortalidade de fauna selvagem nas rodovias e ferrovias, com o objetivo de auxiliar o governo e as concessionárias na tomada de decisão para redução destes impactos.
Por meio de um aplicativo gratuito,qualquer pessoa pode registrar informações de atropelamento de fauna silvestre, bastando “baixar” o “Urubu Móbile” (disponível para Android e iOS). “Com essa possibilidade estaremos contribuindo com a pesquisa de locais onde existam mais riscos de atropelamentos da Fauna Silvestre e, consequentemente, ajudando a criar mais alternativas para a conservação das espécies”, explicou a bióloga.. 
O curso de férias do Zoo Americana irá divulgar também a campanha “Biodiversidade Somos Nós – Todos estamos conectados”, baseada na campanha da ONU – Organização das Nações Unidas, que determinou 2011-2020 como a Década da Biodiversidade, e em resposta a um chamado da WAZA – Associação Mundial de Zoológicos e Aquários, Segundo Silvia, trata-se de um material diferenciado, disponível para zoos e aquários que decidiram assumir a liderança em levar as pessoas a agir para preservar a biodiversidade. O projeto tem como objetivo principal fornecer ferramentas para aumentar a consciência sobre a biodiversidade”, disse a bióloga.
“Biodiversity is us” app está disponível para usuários “iOS e Android” em cinco línguas, sem nenhum custo, bastando fazer o download do app por meio do smarfone, já dispinibilizado em português.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE