Financiamento imobiliário segue em alta

O mercado de financiamento imobiliário apresentou os melhores resultados nas operações de crédito em boa parte das cidades do interior de São Paulo, no comparativo anual para o mês de maio. Sertãozinho foi a cidade com o maior percentual de crescimento no estoque em carteira (7,4%), seguida por São José do Rio Preto (5%), Ribeirão Preto (4,3%) e Araraquara (4,1%). A análise faz parte do Boletim Crédito do Ceper/Fundace, elaborado a partir dos indicadores do Banco Central.

Já as modalidades de financiamentos em geral e agronegócio continuaram em queda no interior paulista, com recuo de 22,8% e 3,8%, respectivamente. No período, Franca teve redução de 62,8% nos financiamentos em geral, acompanhada por Campinas (-31,2%) e Araraquara (-29,2%). No agronegócio, o desempenho negativo nas operações chamou a atenção principalmente em São José do Rio Preto (-14,2%) e Araraquara (-9,0%).

No estoque total das operações de crédito, as maiores retrações ocorreram nos municípios de Franca (-4%), Araraquara (-3,8%) e Campinas (-3,5%), enquanto a menor foi em São José do Rio Preto (-0,8%).

Embora as variações negativas nas operações – total e maioria das modalidades -, há uma tendência para queda na inadimplência e estabilidade no saldo de crédito. ???A manutenção dessa trajetória é fundamental para o retorno dos investimentos no país, o fortalecimento do consumo e um maior dinamismo da economia brasileira???, avalia o pesquisador Luciano Nakabashi, que coordena o estudo em conjunto com as pesquisadoras Francielly Almeida e Caio Albanezi.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE