FGTS e financiamento: como realizar o sonho de comprar seu imóvel

Ter a casa própria é um objetivo de vida da maioria dos brasileiros, mas os altos custos de um imóvel quase sempre deixam este sonho cada vez mais distante. Contudo, você sabia que há meios de tornar este sonho mais próximo de ser realizado? Neste artigo, responderemos as perguntas de como realizar um planejamento para que seja possível financiar apartamento, casa ou terreno usando o seu FGTS.
O que é o FGTS?O FGTS (Fundo De Garantia por Tempo De Serviço) é um fundo em que o empregador sempre realiza um depósito mensal para cada empregado. O FGTS não é descontado do salário do trabalhador e é tido como um benefício para auxiliá-lo a realizar seus sonhos ou ter uma segurança caso um dia seja demitido do emprego sem justa causa.
O que é necessário para realizar o financiamento de imóvel?A Caixa Econômica Federal, banco responsável pela salvaguarda do FGTS, estipula quatro condições para que seja possível utilizar o FGTS no financiamento de imóveis. As condições são:
1 ??? Tempo mínimo de carteira assinadaPara que seja possível solicitar o financiamento utilizando o FGTS, o indivíduo deverá ter pelo menos três anos de carteira assinada. A Caixa Econômica Federal estipula que estes três anos de carteira assinada não necessitam ser consecutivos, ou seja, o tempo mínimo pode ser distribuído em anos diferentes.
2 ??? Vínculo com o município que pretende financiar o imóvel?? tido como obrigatoriedade que, se você busca financiar apartamento, por exemplo, deverá trabalhar ou morar no município em que está solicitando o financiamento.Assim, a Caixa consegue compreender suas motivações de adquirir aquele imóvel através de financiamento.
3 ??? Não possuir financiamento em abertoA Caixa Econômica Federal é responsável por grande parte dos financiamentos imobiliários do país, mas não a única. Para monitorar a atividade, as agências de financiamento criaram o SFH (Sistema Financeiro de Habitação).Ao solicitar um financiamento imobiliário utilizando o FGTS, é realizada uma consulta ao Sistema Financeiro de Habitação, e caso haja um financiamento em aberto no nome do solicitante, o uso do FGTS para novo financiamento será recusado.
4 ??? Não ser proprietário de imóvel no mesmo município que busca financiamento.Como via de regra para utilização do FGTS em financiamento imobiliário, não é permitido financiar um imóvel em município em que o solicitante já possui um imóvel.Ou seja, se você possui uma casa no Rio de Janeiro, não poderá financiar outro imóvel utilizando o FGTS. Porém, se buscar financiar apartamento em Porto Alegre, poderá financiar, se atender todos os requisitos anteriores.
Quais imóveis podem ser financiados?Para que haja certo controle imobiliário, os imóveis que são passíveis de financiamento com a utilização do FGTS costumam ser aqueles cadastrados no Sistema Financeiro de Habitação (SFH).Os valores do imóvel costumam ser tabelados em um valor limite e o imóvel não pode ter histórico recente (3 anos) de operações relacionadas ao FGTS.
Posso usar o FGTS em que condições?A Caixa Econômica Federal argumenta que o saldo de seu FGTS pode ser usado em três casos: 
1 ??? Compra e construçãoNesta modalidade, o uso do FGTS pode ser utilizado como parte ou totalidade do pagamento de construção ou compra de um imóvel.Ou seja, nesta opção, você pode tanto erguer sua casa do zero da maneira que sonhou quanto adquirir uma residência pronta para morar.
2 ??? Pagamento de parte do valor das prestaçõesSe seu contrato de financiamento foi firmado através da utilização do Sistema Financeiro de Habitação, você poderá utilizar seu FGTS para pagamento de parte das prestações.Portanto, com o FGTS, é possível diminuir em até 80% o valor dos pagamentos mensais no período de um ano.
3 ??? Amortização ou liquidação do saldo devedorParecido com o item anterior, caso seu contrato de financiamento tenha sido realizado no contexto do Sistema Financeiro de Habitação, você poderá usar o FGTS para quitar sua dívida de financiamento ou parte da dívida.
Me encaixo em todos requisitos, como solicitar financiamento usando o FGTS?
Agora que você está por dentro do caminho para realizar o sonho de conquistar seu imóvel próprio, aqui vai o que você deverá fazer para realizar este sonho:??? Faça a consulta do seu FGTS através da internet ou em agências da Caixa Econômica Federal. Ao conferir seu saldo, você poderá saber o quanto pode ser usado para a compra do tão sonhado imóvel;??? Informe-se sobre a documentação necessária e a reúna o mais rápido possível. Costuma ser a carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e o IPTU do imóvel que busca financiar, ??? Neste caso, é indicado sempre procurar ajuda profissional na área para que as orientações sejam mais atuais possíveis.
Usar o FGTS para o financiamento do imóvel próprio é tornar seu sonho realidade, não deixe de investir em você e em seu objetivo.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE