Festa Junina da Emef conta história da música sertaneja

A Emef (Escola Municipal do Ensino Fundamental) Paulo Freire, do Parque Novo Mundo, fará em sua festa junina uma homenagem a música sertaneja com o tema, “Na história da viola, canta e dança nossa escola”, neste sábado, (30), a partir das 16h. São esperadas mais de cinco mil pessoas.

“Iremos contar um pouco da trajetória da música sertaneja começando pelo sertanejo raiz (ou caipira) onde temos duas características principais, o som predominantemente da viola e a formação de duetos vocais (ou duplas). Nesta fase se destacaram no cenário nacional algumas duplas como Tonico e Tinoco, Alvarenga e Ranchinho, entre outros”, disse uma das coordenadoras da festa, a professora de Educação Física, Andreá Dollo junto com as outras professoras, Marydalva Nogueira e Morgana Liasch.
Segundo a diretora da escola, Cidinha Marques, o objetivo do evento é possibilitar ao aluno conhecer um pouco sobre as festas tradicionais do Brasil, seus símbolos, pratos típicos, trajes e danças. “A escola quer resgatar a cultura caipira, conhecer o histórico da nossa viola e a sua trajetória na música sertaneja raiz até o sertanejo universitário”, disse Cidinha.
Para a professora Marydalva a festa junina integra a comunidade, desperta o interesse das crianças e adultos, pois provoca no ser humano a sensação de relembrar os tempos antigos, admirando as danças caipiras, as vestimentas e o linguajar. “Favorece a criança a ampliação de seu universo linguístico, constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens. Possibilita ainda vivenciar a cultura de nossos antepassados, que é lembrado com muita curiosidade no presente”, afirmou a professora.
Morgana acredita que o evento oportuniza aos professores engajar diversas atividades interdisciplinares e amplia o universo linguístico, pois se constitui uma temática rica onde pode ser explorado o resgate de brincadeiras e culinária típica. “A escola tem um papel importante na valorização das tradições”, disse Morgana.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE