Feira de Artesanato tem edição especial neste sábado

Destaque da agenda cultural de Nova Odessa, a tradicional Feira de Artesanato ocorre neste sábado (14), numa edição especial com atrações para toda família. Além da exposição de trabalhos manuais produzidos por artistas da cidade, o evento contará com concerto popular da Banda Sinfônica Municipal ‘Professor Gunars Tis’, atividades para crianças e adultos na Unidade Móvel de Ensino da CPFL Energia, apresentação do grupo de dança Turma do Passinho e praça de alimentação com food trucks. A festa será realizada das 9h às 15h, na Praça Central, principal ponto de encontro do município.

A Feira de Artesanato é realizada desde 2015, no segundo sábado de cada mês, com objetivo de valorizar o trabalho dos artesãos do município. No local, os visitantes poderão apreciar e adquirir produtos como bijuterias, crochês, bolsas, flores, toalhas, bordados, bonecas de pano, quadros, guardanapos bordados, entre muitos outros trabalhos manuais.
“Enquanto gestores públicos de cultura, nosso papel é dar incentivo às atividades culturais no município, e o artesanato é uma delas. A edição especial da feira, com um conjunto de atividades culturais e pedagógicas, faz parte desse trabalho, de torná-la cada vez mais atrativa, para que a população venha, prestigie e incentive nossos artistas”, explicou o diretor de Cultura e Turismo da Prefeitura, Cícero Edno.

CONCERTO. Outra grande atração do sábado da família na Praça José Gazzetta, a Banda Sinfônica Municipal ‘Professor Gunars Tis’, uma das mais premiados do Estado, apresentará o concerto popular ‘Música Brasileira’, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado domingo (8). O programa do show, que será realizado no novo palco da praça, traz 13 músicas, incluindo clássicos como “Mulher Brasileira” (Benito de Paula), “Carinhoso” (Pixinguinha) e “Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes).

O maestro Marcio Beltrami projeta um grande espetáculo na primeira apresentação da Banda em 2020. Segundo ele, a reforma da praça, cenário do projeto “Um Sonho de Natal” em dezembro do ano passado, melhorou as condições para apresentações. O regente adianta que o concerto será dedicado às mulheres. “Elaboramos o programa só com música brasileira, valorizando a diversidade e a riqueza da música brasileira, a qual devemos sempre difundir, pois é uma das maiores riquezas culturais que temos em nosso país”, afirmou Beltrami. Com participação da cantora Keyla Gomes, a apresentação da Banda Sinfônica está marcada para as 10h.

Sucesso na programação da edição 2019 do projeto “Um Sonho de Natal”, a contagiante Turma do Passinho também vai se apresentar no palco da praça. O grupo faz uma viagem no tempo, ao som de grandes sucessos dos anos 1970, 1980 e 1990.

O secretário de Cultura, Lazer e Turismo, Levi Tosta, convida as famílias de Nova Odessa e da região a prestigiarem o evento. “Teremos um sábado com artesanato, música de qualidade, dança e aulas de ciências, num ambiente muito agradável. Quem for à praça, com certeza, viverá experiências inesquecíveis”, afirmou o secretário.

 
USO DE ENERGIA. O público ainda poderá aprender um pouco sobre ciências e energia na Unidade Móvel de Ensino da CPFL. A carreta-escola ficará na praça das 10h às 15h, e terá sessões de 15 a 20 minutos, com turmas de até 25 pessoas por vez. As atividades serão monitoradas por um coordenador e dois educadores. Para participar, os interessados deverão preencher lista de presença com nome completo, telefone, RG e assinatura.

A unidade móvel esteve em Nova Odessa em setembro do ano passado, quando alunos do 5º ano do ensino fundamental tiveram a oportunidade de aprender conceitos de ciências, principalmente aqueles ligados às noções de energia e eletricidade, além de formas de pensar da ciência, as chamadas operações intelectuais. A instalação faz parte do projeto “CPFL nas Escolas ??? Energia em Jogo”, desenvolvido no município pela concessionária de energia em parceria com a Secretaria de Educação.

O objetivo do projeto é difundir uma cultura de eficiência energética e desenvolvimento sustentável, promovendo a mudança de hábitos de consumo de energia de estudantes, educadores e famílias. A carreta é equipada com jogos que convidam crianças e adultos a resolverem situações-problema sobre energia e segurança; e experimentos que ajudam a entender mais sobre transformações energéticas, descobrindo como funcionam na prática.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE