Febre Amarela: Americana não quer corrida por vacina

A prefeitura de Americana divulgou na tarde desta sexta-feira um nota com esclarecimentos sobre a febre amarela. A situação está causando preocupação em toda população.  
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que, em razão dos últimos óbitos ocorridos em surtos no estado de Minas Gerais, tem havido grande procura pela vacina contra a Febre Amarela. 
No entanto, vale ressaltar que a vacina N??O ESTÁ INDICADA para toda a população, visto que a transmissão da Febre Amarela tem ocorrido apenas em áreas silvestres e não no meio urbano.
Apesar de a vacina ser muito eficaz (confere imunidade em 95% a 99% dos vacinados), o vírus vacinal pode provocar eventos adversos graves e até fatais, como já notificados pelo Ministério da Saúde, sendo este um dos motivos para não se aplicar a vacina indiscriminadamente, mas de forma seletiva. 
Sendo assim, reiteramos que ela somente é recomendada às pessoas que irão viajar para áreas de risco de contágio, em regiões específicas do território brasileiro. 

ORIENTA????ES GERAIS:  A vacina é contra-indiciada em grupos com condições especiais: -Crianças menores de seis meses.-Portadores de imunodeficiência congênita ou adquirida, neoplasia maligna. -Pacientes infectados pelo vírus HIV com alteração imunológica -Pacientes em terapêutica imunodepressora: quimioterapia, radioterapia, corticoide em doses elevadas (equivalente a prednisona na dose de 2mg/kg/dia ou mais para crianças, ou 20 mg/dia ou mais, para adultos, por mais de duas semanas). -Gestantes, salvo em situações de alto risco de exposição, deverá ser analisada caso a caso.-Pessoas com história de uma ou mais das seguintes manifestações anafiláticas após dose anterior da vacina ou após ingestão de ovo: urticária, sibilos, laringoespasmo, edema de lábios, hipotensão, choque nas primeiras duas horas. 
Situações em que se recomenda o adiamento da vacinação:-Até três meses após o tratamento com imunodepressores ou com corticoides em dose elevada. -Vigência de doenças febris graves, sobretudo para que seus sinais e sintomas não sejam atribuídos ou mesmo confundidos com os possíveis eventos da vacina. -Adiar a vacinação contra febre amarela, para as mães que estão amamentando bebês até que a criança complete seis meses de idade. -Pessoas com 60 anos ou mais (nunca vacinados ou sem comprovação da vacinação) deverão ser vacinadas somente após a avaliação do médico.
O Programa Nacional de vacinação não recomenda a aplicação simultânea das vacinas SCR/TETRA VIRAL e FEBRE AMARELA, é necessário um intervalo de 30 dias entre as vacinas.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE