Falta de preferência em filas de bancos é alvo de vereador

 Falta de preferência em filas de bancos é alvo de vereador

O vereador Thiago Martins (PV) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que questiona a falta de atendimento preferencial nas filas em frente às agências bancárias de Americana.

 

De acordo com o parlamentar, a limitação de pessoas dentro das agências devido à pandemia do coronavírus tem gerado desorganização nas filas e desrespeito aos atendimentos preferenciais previstos por lei.

 

“Com o procedimento de poucos clientes serem atendidos dentro dos estabelecimentos, a aglomeração está apenas sendo migrada para o lado de fora, formando grandes filas. Com isso, pessoas com deficiência, gestantes e principalmente idosos, que estão no grupo de risco do Covid-19, acabam sendo prejudicados por ficarem na mesma fila, sem atendimento preferencial”, aponta Martins.

 

O vereador lembra que o Estatuto do Idoso garante atendimento preferencial imediato e individualizado e que não existe estrutura de apoio às filas. “Está ocorrendo um descaso total dos bancos para com os idosos e, ainda, infração da lei, pois não há qualquer suporte fora das agências que priorize os atendimentos, sequer funcionários que ajudem a organizar e manter o distanciamento pedido pelos órgãos de saúde e muito menos assentos ou cadeiras”, acrescenta.

 

No requerimento, Martins pergunta se foi feita alguma recomendação ou notificação da prefeitura realizada aos bancos para organização e melhorias nas filas e cumprimento dos atendimentos preferenciais e se há algum tipo de fiscalização nas filas em frente às agências para garantir o cumprimento do Estatuto do Idoso. Questiona, ainda, se existe algum estudo para instituir medida que proporcione melhoria na organização nas filas preferenciais.

Relacionados