Exercícios físicos durante a jornada de trabalho

Trabalhar oito horas por dia sentado: essa é a rotina de boa parte dos brasileiros, que, com o tempo, começam a ter problemas sérios de postura e incômodas dores nas costas. ?? claro que é necessário manter o foco no trabalho, porém, também é preciso buscar proteção contra a sobrecarga.
Enquanto se está no escritório, não há como praticar uma corrida ou outro exercício mais pesado. Além disso, nem todos têm tempo para ir à academia. No entanto,  existem alguns exercícios fáceis e rápidos que podem ser realizados enquanto se está trabalhando.
Exercícios para as costasUma das queixas mais comuns de quem trabalha em escritório e passa a maior parte do dia sentado em uma cadeira é a de dor nas costas. Isso acontece porque a musculatura da região fica tensa, principalmente quando a pessoa está sentada de forma incorreta.
Tire um momento do dia para, sem deixar seu espaço de trabalho, esticar os dois braços para o alto e entrelaçar os dedos das mãos. Conte até trinta e solte as mãos, deixando que os braços voltem para o lado do corpo.
Se puder se levantar, mesmo que seja para tomar um café, aproveite e dobre o corpo para a frente, como se fosse tocar os pés. Não dobre os joelhos e mantenha as pernas um pouco separadas. Tente se manter nessa posição por alguns segundos.
Alongamento sem sair do lugarO alongamento é uma ótima forma de evitar as dores e os problemas de postura. Sem se levantar da cadeira, você, facilmente, pode o fazer. Como algumas pessoas não se sentem à vontade para tentar exercícios não tão discretos, estas podem optar por se alongar.
Ainda sentado na cadeira, estique as pernas e erga seus pés. Contraia os músculos e tente se manter na posição por alguns segundos. Relaxe e repita o movimento. Outro exercício que pode ser feito enquanto está em seu lugar, é dobrar e esticar as pontas dos pés, para ativar a circulação dessa região do corpo.
Mexa a cinturaExercícios para a cintura também ajudam na melhora da postura e auxiliam a diminuir as dores e a tensão. Se trata de uma atividade física discreta, que pode ser feita tranquilamente, sem o receio da observação alheia ou de incômodo aos colegas.
Basta, ainda sentado, girar o tronco para a esquerda e contar até 15. Volte à posição normal, relaxe por cerca de 5 segundos. Em seguida, vire o tronco para a direita e conte até 15 outra vez. O ideal é que esse movimento seja repetido de cinco a seis vezes para cada lado.
Não se esqueça do pescoçoO pescoço precisa de atenção, porque a tensão pode ficar acumulada por ali. E nada pior do que se sentir travado nessa região, ainda mais durante o trabalho. Reserve dois a três minutos do seu dia para alongar essa parte do corpo.
Caso se sinta mais à vontade, pode se levantar e fazer o exercício na salinha de descanso/café ou no banheiro, em frente ao espelho. No entanto, nada impede que você faça isso enquanto espera o computador carregar uma página.
Incline sua cabeça para a direita e se mantenha assim por cinco a dez segundos. Para tornar o alongamento mais confortável, você pode usar a mão direita para segurar a cabeça. Passado o tempo indicado, repita o movimento para o lado esquerdo.
Prepare os pulsosSão raras as atividades profissionais que não usam o computador em seu dia a dia. Para evitar problemas, sempre prepare os pulsos antes de começar a digitar. Estique o braço direito e vire a palma da mão para fora. Puxe seus dedos levemente, com a mão esquerda. Repita o mesmo processo com o braço esquerdo.

Em seguida, retorne para o lado direito do corpo, mas, agora, sua mão direita deve ficar virada para dentro. Puxe e segure os dedos. Não se esqueça de fazer o mesmo com o outro braço e mão.Esses exercícios são, em sua maioria, discretos e podem ser feitos sem medo. Lembre-se que sua saúde vem em primeiro lugar e que é melhor estar alongado do que com dores em várias partes do corpo!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE