Edit

Esther quer cadastro de catador e Eliel com 3 novos projetos

A vereadora Esther Moraes (PL) é autora do Projeto de Lei nº 214/2021, que dispõe sobre o cadastro de moradores do Município que exercem o ofício como agentes de recicláveis, com objetivo de nortear a atuação do Poder Público no cuidado com o Meio Ambiente, no direcionamento das políticas de bem-estar social e assistencial de pessoas em situação de vulnerabilidade e no fortalecimento das ações organizadas de forma coletiva para a categoria.

A proposta considera agente de recicláveis todo munícipe que não possui emprego formal e declara o ofício como meio de sobrevivência própria ou de seu núcleo familiar, sendo estes agentes individuais ou grupos familiares, tendo como critério de avaliação para o cadastro a condição socioeconômica dos referidos agentes. De acordo com o projeto, a Secretaria de Promoção Social será o órgão competente para elaborar tal cadastro.

O objetivo, descrito na propositura, é a humanização dos serviços com fornecimento do apoio necessário aos agentes; possibilitar o resgate da cidadania e demais direitos sociais; a manutenção de programas de incentivos para garantia de renda mínima; a avaliação psicossocial das famílias dos agentes; a promoção de Educação Financeira e Ambiental aos agentes; a integração das atividades dos agentes de reciclagem ao Plano Geral de Resíduos Sólidos, às políticas ambientais e ao Plano de Desenvolvimento das Cidades; entre outros.

Na Exposição de Motivos, Esther afirma que “muito embora o Brasil já possua uma base normativa sólida e avançada para instituir a adequada gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, a realidade mostra que essa questão ainda carece de grandes avanços” e menciona a Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. “A coleta seletiva, a logística reversa e a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida são exemplos de instrumentos de grande importância nessa questão e a efetivação de um cadastro municipal dos agentes de reciclagem viabilizará a organização desses profissionais, possibilitando reverter um quadro discriminatório e promovendo o efetivo desenvolvimento socioeconômico desses trabalhadores”, ressalta a vereadora.

Eliel protocola 3 projetos na última semana

O vereador Eliel Miranda (PSD) protocolou o Projeto de Lei nº 215/2021, que institui a Campanha de Conscientização sobre Impactos Ambientais, a ser promovida pela sociedade civil organizada, na primeira semana de junho, por meio de palestras, seminários e eventos relacionados ao tema. Entre os objetivos, estão disseminar junto à população dados sobre a importância da conservação dos ecossistemas; do controle da poluição e da degradação dos recursos naturais; das medidas de preservação ambiental, plantio ou replantio de árvores em áreas urbanas e ao longo dos rios e riachos; entre outros.

O parlamentar também assina o Projeto de Lei nº 216/2021, que institui o Dia Municipal do Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a ser comemorado, anualmente, no dia 30 de setembro, sendo este parte do Calendário Oficial do Município. “Este profissional é o elo de comunicação entre povos, culturas e tradições”, afirma Eliel na Exposição de Motivos da proposta, ressaltando que a data foi instituída pela Federação Internacional de Tradutores (FIT) em 1991.

Por fim, Eliel também protocolou o Projeto de Lei nº 217/2021, que institui o Programa Adote Projetos Esportivos, do qual poderão participar entidades do terceiro setor e pessoas jurídicas com sedes constituídas, preferencialmente, na jurisdição de Santa Bárbara d’Oeste. Os projetos esportivos em questão compreendem o apoio a programas esportivos existentes e àqueles que serão constituídos cumprindo essa finalidade, podendo ser estendido à manutenção de equipamentos para sua execução, com a devida regulamentação da adesão pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE