Esquerda vence eleição no Peru. Castillo bate Fujimori filha

O socialista peruano Pedro Castillo venceu a eleição para presidente do Peru. Ele mantém pequena vantagem nas eleições presidenciais em um país profundamente dividido desde o início da apuração dos votos, mas não há mais chances da candidata Keiko Fujimori o alcançar. Com quase todos os votos processados nesta quarta-feira (9), embora com uma lacuna de apenas 70 mil, as cédulas contestadas ainda podem ser decisivas.

Castillo, filho de fazendeiros analfabetos que abalou a elite política do país andino e obteve grande apoio da população rural pobre, teve 50,2% com 99,8% dos votos processados – apenas 0,4% à frente do rival de direita Keiko Fujimori. A contagem é, no entanto, preliminar porque cerca de 300 mil votos foram contestados, o que precisará ser examinado por um júri eleitoral. Esse processo, no entanto, levará vários dias para ser concluído.

AÉCIA- Fujimori tem esperança de recuperar a vitória e uma autoridade de seu partido disse à uma rádio peruana que eles estavam se preparando com a ajuda de advogados para comprovar as alegações infundadas que ela havia feito alegando que partidários de Castillo tentaram roubar votos.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE