Esportes: as cores podem influenciar na performance

De acordo com um ramo da psicologia denominado Psicologia das Cores, as cores têm um poder de afetar de forma significativa a percepção, o emocional e o comportamento das pessoas. Partindo dessa ideia, elas podem contribuir com a performance dos atletas.
Quando você opta por usar aquele short esportivo colorido ou aquela camiseta de malha preta, inconscientemente, você está passando um determinado tipo de informação que pode, tanto ajudar, como prejudicar na hora dos exercícios.
Por isso mesmo, vale a pena conhecer o que cada cor representa e quais são os seus objetivos ao usá-las na sua prática esportiva.
História da psicologia das coresA luz branca, ao passar através de um prisma, separa-se em diversas cores. Tal descoberta, datada de 1666, por Isaac Newton, é um marco inicial dos estudos sobre as cores no mundo.
Mas esse assunto só aparece de forma mais fundamentada com a publicação do livro Teoria das Cores, de Johann Wolfgang Von Goethe, em 1810. De acordo com o autor alemão, a cor depende não apenas do ambiente e da luz, mas da percepção acerca do objeto, também.
Se por um lado, a identificação dos tons aparece como algo extremamente subjetivo, por outro, os efeitos proporcionados pelas cores são considerados universais. Dessa forma, cores quentes, como o vermelho e o amarelo, serão estimulantes, enquanto as frias, como o azul e o verde, são calmantes.
Aplicando a psicologia das cores às roupasComo já deu pra perceber, as cores têm uma grande influência sobre o nosso estado emocional e comportamental. Pensando nisso, o seu uso nas roupas esportivas oferece diferentes efeitos de acordo com cada tom.
Por conta disso, vale a pena entender quais são os efeitos de cada cor, para, só então, escolher as roupas adequadas ao seu objetivo, já que você pode obter sensações completamente diferentes de acordo com a cor de cada peça.
Efeitos de cada corVermelho?? uma das cores de maior impacto e intensidade. Por isso mesmo está relacionada à atenção e às emoções fortes. Simboliza vitalidade, mas também pode gerar reações agressivas. Estimula o aumento da adrenalina e da frequência cardíaca e respiratória.O vermelho incentiva a ação e a tomada de atitude, além de ter efeito estimulante. ?? uma cor que está muito ligada ao sentimento de vitória e sucesso.

AzulO azul é considerado uma das cores preferidas das pessoas, tanto de homens quanto de mulheres, e está presente em diferentes ambientes, do céu ao mar. ?? uma cor que transmite serenidade, harmonia e estabilidade.Seu efeito calmante ajuda a desacelerar o metabolismo e diminuir a pressão arterial. Além disso, ajuda a pessoa a ficar mais tranquila e com mais foco em seus objetivos.

Amarelo?? a cor da energia, relacionada ao sol. O amarelo transmite alegria, otimismo e espontaneidade. Como efeitos, essa cor ajuda a aumentar um pouco a pressão arterial, além de estimular a racionalidade e melhorar os reflexos do atleta.

LaranjaCriatividade e excitação: esses são alguns dos efeitos da cor laranja, bem como a força emocional e o auxílio na recuperação de dores. No esporte, ela ajuda o atleta a ter mais interesse na atividade.
VerdeCor relacionada à natureza, o verde representa a esperança, a vitalidade e a renovação. Oferece uma sensação de equilíbrio entre o lado emocional ??? coração ??? e racional ??? mente ???, além de indicar recomeço e bem-estar. ?? muito usado durante o treinamento, pois traz auto-confiança aos atletas.
PretoRepresenta o controle e o sacrifício do atleta para conseguir alcançar seus objetivos. No entanto, deve ser usado de forma equilibrada com outras cores, já que é a cor que absorve mais energia, gerando um maior aquecimento interno.
Branco?? a cor da pureza, da paz e da fé, e, por isso mesmo, pode ser usada em conjunto, assim como o preto, a todas as outras cores. 
Roxo?? a combinação da energia do vermelho e da tranquilidade do azul, transmitindo, portanto, equilíbrio. Está ligada à ideia de renovação e transformação. Por isso mesmo, pode ser usada em situações de fisioterapia para recuperação de lesões.
Atividades de alta intensidade, como o crossfit, o futebol e a corrida, exigem cores vibrantes, enquanto as mais tranquilas, como o pilates, ioga e caminhada, pedem por cores mais neutras.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE