Especialista oferece dicas para alavancar a carreira em 2020

Crescer dentro de uma empresa requer uma série de pequenos detalhes. Entre eles estão questões comportamentais, relacionamento com colegas e clientes, ótimo desempenho e excelentes resultados. O desafio, na verdade, é identificar quando se está superando as expectativas da sua liderança.

Alexandre Slivnik, especialista em recursos humanos, diretor da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e especialista em excelência em atendimento pela Universidade de Harvard, diz que para ter mais chance de alcançar uma boa posição no seu trabalho é importante ter um bom entendimento dos objetivos da organização que atua. ???Além do relacionamento com a equipe e os líderes, é preciso ajudar a empresa a prosperar de todas as maneiras, seja ajudando os colegas em processos mais difíceis, sugerindo mudanças que podem ser positivas e realmente ter ações que se conectem com o propósito da empresa???, aconselha.

No entanto, além da boa vontade e alta produtividade, é essencial buscar a opinião dos chefes para que eles possam apontar qualidades e defeitos que possam ser desenvolvidos e, dessa forma, criar ainda mais oportunidades de subir de cargo ou até mesmo ganhar um aumento.

Slivnik reforça que em uma empresa, o colaborador é parte de uma equipe e por isso, não há como vencer sem que o time todo vença. ???E isso serve para todas as profissões e cargos. As pessoas necessitam canalizar suas energias e esforços para o sucesso coletivo. Para isso, é necessário solicitar o feedback dos líderes e até para outros colegas, que podem dizer como o trabalho desempenhado vem contribuindo para o dia a dia do cumprimento das tarefas e metas.  Nós evoluímos quando ouvimos as pessoas que estão ao nosso redor, por essa razão é importantíssimo solicitar opiniões e buscar conversar com as pessoas e não apenas esperar que elas cheguem até você???, aponta Alexandre.

O especialista explica que não existe uma hora certa para fazer isso e pode ser de maneira informal, durante um café ou após uma reunião. ???O ideal é ter uma conversa esclarecedora sobre os pontos que podem ser melhorados e também os aspectos em que o colaborador está indo bem???, indica o especialista.

E uma das principais funções do líder, segundo Alexandre, é justamente identificar as forças dos funcionários para que eles possam desenvolvê-las ainda mais para realizar trabalhos excepcionais. Já para o colaborador, é necessário saber ouvir e aplicar as dicas para conseguir boas chances de crescimento dentro em um ambiente corporativo. Ter autonomia é um grande diferencial: executar as tarefas de antemão, sem que seja solicitado é algo notável.

As principais dicas de Slivnik são estar sempre disponível para aprender e encontrar formas de se diferenciar. ???Saber quais são os objetivos da empresa em que trabalha, as ações que levam a esses propósitos de maneira mais rápida, e ajudar as pessoas que estão ao  redor para que elas também alcancem esses metas irão colaborar para impulsionar a carreira dentro da empresa e conquistar a tão sonhada promoção???, finaliza.

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