ESF Jardim Brasil fala sobre suicídio

A ESF (Estratégia Saúde da Família) do bairro Jardim Brasil realizou na quarta-feira (19) uma palestra sobre prevenção ao suicídio. A atividade contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas e foi ministrada pela psicóloga da Comunidade Davi, Jade Cristina Ferreira, cujo tema foi em prol do movimento Setembro Amarelo.

Durante o evento, a profissional abordou o suicídio explicando sobre as principais causas que levam os indivíduos a cometerem, e também esclareceu os participantes sobre as possibilidades de prevenção por meio da identificação de sinais que possam sugerir a intenção de provocar o ato.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, nos últimos três anos, Americana registrou 34 suicídios, sendo 16 casos em 2016, nove em 2017 e nove também em 2018, considerando que os dados deste ano se referem até a primeira quinzena de setembro.

Dos 34 casos, a prevalência do sexo masculino é evidente, já que 26 casos foram cometidos por homens e apenas oito por mulheres.

No Brasil, o movimento Setembro Amarelo foi idealizado pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria e, embora no dia 10 de setembro se comemore o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, na prática, as ações de prevenção devem ocorrer em todos os dias do ano.

 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE