ESF Jaguari aborda gravidez na adolescência

A unidade ESF (Estratégia Saúde da Família) do bairro Jaguari, realizou na manhã de quarta-feira (13/2) um ciclo de palestras sobre gravidez na adolescência aos usuários que aguardavam consulta médica. Participaram da ação o médico, Percy Alfredo Rodrigues Marca, a enfermeira, Isabel Rodrigues dos Santos e a agente comunitária de saúde, Adriana Rodrigues Valverde de Aquino, com a colaboração dos demais funcionários da unidade.

Os profissionais esclareceram os principais problemas relacionados com a gravidez na adolescência, entre eles a pré-eclâmpsia e eclampsia, doenças causadas geralmente no último trimestre da gestação, e que está associada ao aumento da pressão arterial da mãe, a malformação fetal e todos os riscos que, tanto a mãe quanto o bebê, estão submetidos quando a gravidez acontece nessa fase da vida. Além disso, eles também falam sobre abuso sexual na infância, riscos de IST (Infecções Sexualmente Transmissível), entre outros assuntos referentes à sexualidade.

“Falar sobre isso foi importante, porque a gente teve contato depois [ao final da palestra] com pessoas que foram abusadas, pessoas que tiveram gravidez indesejada, que passaram por todo esse sofrimento”, explicou a agente Adriana Rodrigues Valverde de Aquino. Ela considera que atualmente o assunto relacionado à sexualidade tem ficado em segundo plano. “Hoje em dia as pessoas estão falando muito ao celular, estão próximas da televisão, do videogame, mas estão longe da família”, destacou.
 
Seguindo diretrizes do Ministério da Saúde, a ESF realiza ao longo do ano uma programação de palestras sobre temas diversos. No caso da gravidez na adolescência, o objetivo foi discutir toda a problemática de saúde envolvida, bem como o caráter social e as relações familiares. A unidade também realiza o encaminhamento às autoridades policiais em caso de alguma denúncia sobre abuso sexual na infância e adolescência, além de promover orientações para pais e avós, sobre o tema, durante as atividades de rotina.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE