Edit

Escolas municipais de Americana recebem 800 chromebooks

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, o vice-prefeito Odir Demarchi e o secretário de Educação, Vinicius Ghizini, entregaram, nesta quarta-feira (8), 800 chromebooks a serem utilizados na rede municipal de ensino. A entrega foi realizada na Emef (Escola Municipal de Educação Fundamental) Florestan Fernandes, no bairro Morada do Sol.

Foram entregues 800 chromebooks, sendo 240 destinados ao Ensino Infantil e o restante, ao Ensino Fundamental. Os equipamentos serão distribuídos em 54 unidades escolares e, de acordo com Ghizini, outros 200 chromebooks chegarão a Americana até o fim do ano. Cada equipamento foi adquirido com o investimento de R$ 2.198,00.

“Estou muito feliz de estar aqui, de ver vocês e de trazer novidades, o Chromebook. A tecnologia, o avanço, as novidades na área tecnológica chegam também ao ensino de Americana e faremos tudo o que pudermos para investir na educação, pois é por meio da Educação que podemos transformar nossas vidas, nossas famílias, enfim, o mundo. Não tenho dúvida nenhuma, o trabalho está apenas começando”, discursou Chico.

Ghizini destacou a alegria de concretizar este investimento. “Estou muito feliz de estar aqui com essa turma animada. Essa é uma conquista muito importante para qualificar o ensino e a aprendizagem dentro e fora da sala de aula. Teremos um Chromebook por sala de aula mas vamos remanejar os equipamentos conforme as necessidades pedagógicas.”, disse o secretário.

USO

Chromebooks são equipamentos similares aos notebooks, que executam o Chrome OS, que é o sistema operacional do Google. São equipamentos mais simples, leves e baratos que os notebooks convencionais, uma vez que praticamente todos os dados são armazenados em nuvem. Os equipamentos são rastreáveis e a Secretaria de Educação terá controle de sua localização.

Além do sistema operacional do Google, com esses equipamentos é possível trabalhar com aplicativos de texto, planilhas e apresentações, salvos em drives compartilhados, armazenados na internet e que podem ser acessados por meio das contas de e-mail dos alunos e dos professores.

Na Educação Infantil, esses equipamentos serão utilizados principalmente pelas professoras, para registro das atividades, experiências e vivências propostas. Essa utilização está articulada com as formações e o trabalho desenvolvido no decorrer do ano de 2021, com ênfase na abordagem da documentação pedagógica.

No Ensino Fundamental, a utilização será feita pelos alunos, através dos chamados laboratórios móveis, nos quais os equipamentos irão para dentro das salas de aula, ao invés dos alunos se deslocarem para a sala de informática. Foram adquiridos equipamentos em quantidade suficiente para uso individual dos alunos, durante as aulas agendadas pelo professor.

São várias as possibilidades de uso e entre os benefícios está a possibilidade de o aluno responder a provas e atividades on-line, com o recebimento e eventual correção simultânea por parte dos professores.

Facilita, ainda, a elaboração de textos colaborativos entre os alunos, com o devido acompanhamento do profissional da Educação, ou ainda a realização de pesquisas prévias sobre determinado assunto que será tratado em sala de aula, entre outras metodologias ativas que poderão ser aplicadas.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE