Escola aplica mindfullness para crianças

Em um mundo no qual informações são compartilhadas em alta velocidade e aliada a pressão por resultados e expectativas para o futuro, crianças e jovens acabam ficando à mercê de situações conflituosas, seja em casa ou no ambiente escolar, que podem estressá-los e criar dificuldades em seu desenvolvimento pessoal. Para ensiná-los a lidar melhor com suas emoções e seu grupo de convívio social, a Esfera Escola Internacional, escola do Grupo SEB que deu origem à Sphere International School, iniciou um Projeto Piloto de Mindfullness com alguns grupos de alunos, de seis, nove e onze anos de idade, em encontros semanais com professora especialista no assunto. 
???Depois de estudos sobre os benefícios da prática, decidimos replicar o modelo em nossas dependências, a fim de auxiliar os pequenos a ter mais foco no momento presente e em seus pensamentos, sensações corporais e emocionais???, explica a orientadora educacional, Mara Westin. ???Mostramos um jeito de viver ou ser no mundo e dentro de uma comunidade, estando atento em todos os momentos e compreendendo que, em cada circunstância, fazemos uma escolha consciente que impactará no futuro. Esses resultados possibilitam enfrentar situações diversas na medida em que elas aparecem, mantendo a calma, o foco e o estado de espírito, sem julgamento. Essa maneira de ser possibilita vivenciar a vida de forma simples, plena e no presente???, explica a educadora.
Na prática ??? Nos encontros, os alunos sentam em roda e são guiados pela professora que, por meio do som de um sino especial, estimula-os a fechar os olhos e respirar, todos juntos, por algumas vezes. A partir daí, e dependendo do tema do dia e da faixa etária, escolhe-se um exercício e, ???então, as experiências podem ser compartilhadas. ???Quando praticado em grupo, o elo entre as crianças se torna mais forte e eles ficam mais propensos a permanecer na experiência. Como é uma prática nova para muitos estudantes e professores, esse momento ajudará a criar raízes e cultivá-la juntos???, afirma a profissional da Esfera Escola Internacional.
Segundo lembra Mara Westin, como as crianças aprendem em primeiro lugar através da experiência, recomenda-se explicar a prática de forma lúdica; por exemplo, uma pena, que pode auxiliá-los a perceber e sentir de forma mais concreta a respiração. Pela brincadeira, elas irão ainda mais longe na investigação do assunto, semeando os resultados do Mindfulness, isto é, o seu real significado???, explica a orientadora educacional da Esfera Escola Internacional, Clis Maia.
Adesão familiar ??? Apesar dos possíveis receios dos pais e responsáveis pela presumível ligação com religião, as aulas do projeto na Esfera Escola Internacional não possuem nenhum cunho religioso, ensinando apenas o controle positivo de emoções e pensamentos, guiando os pequenos a superar dificuldades com calma em um estado mental equilibrado no momento presente. ???Em nossa experiência, a reação dos pais tem sido ótima e de muita parceria. Com eles, procuramos trabalhar a importância desses efeitos mais imediatos na aprendizagem em sala de aula, assim como na resolução de conflitos no grupo social, entre colegas???, pontua Clis.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE