Enfermeiros da Atenção Primária recebem capacitação sobre Pré-Natal

Os enfermeiros da Atenção Primária (UBS E PSF) de Sumaré participaram do Programa de Qualificação da Assistência ao Pré-Natal. O curso será realizado em seis módulos e abordará a linha de cuidados que o Sistema ??nico de Saúde (SUS) oferece às mulheres no período gestacional. Os encontros acontecerão todas as sextas-feiras, das 8h às 17h, na sala de aula do Hospital Estadual de Sumaré (HES).
 A capacitação, que foi dividida em três turmas de 30 profissionais cada, será ministrada pelas professoras e doutoras da Unicamp Antonieta Shimo e Clara Sanfelice.  Neste primeiro módulo o conteúdo do curso foi o preenchimento do instrumento pré-qualificação; fluxograma do atendimento pré-natal na rede; acolhimento e escuta qualificada, a importância do pré-natal e o cuidado com período de ouro (noções básicas de epigenética).  “Nossos profissionais já têm conhecimento em pré-natal, mas capacitar é também investir em um atendimento de melhor qualidade à nossa população. Reforçamos a importância de toda gestante realizar o pré-natal, garantindo uma gravidez tranquila e saudável, tanto para ela como para o bebê”, acrescentou o prefeito Luiz Dalben.
Os próximos encontros acontecerão nos dias 9 e 16 de agosto, com abordagem no primeiro módulo. Já nos dias 23 e 30 de agosto e 6 de setembro, os profissionais receberão a capacitação, no segundo módulo, sobre roteiro de consulta, calendário de consultas, calendário de imunização, exames laboratoriais (rotinas, interpretações e condutas), gestação e sexualidade. O terceiro módulo acontecerá nos dias 13, 20 e 27 de setembro e fará explanação sobre rotinas do atendimento pré-natal, cálculo da idade gestacional (IG) e da data provável do parto (DPP), avaliação do estado nutricional e ganho ponderal, controle da pressão arterial, palpação obstétrica e mensuração da altura uterina, ausculta do batimento cardíaco fetal (BCF) e suas alterações, avaliação da presença de edema e coleta de material (Streptococo do grupo B).
Nos dias 4, 11 e 18 de outubro, módulo quatro, os participantes discutirão as queixas e intercorrências clínicas mais frequentes na gestação. No penúltimo encontro, quinto módulo, que acontece nos dias 25 de outubro, 08 e 22 de novembro será sobre os Direitos trabalhistas na gestação, exposição e abuso de drogas lícitas e substâncias psicoativas, orientações de preparo para o parto, preparo para o aleitamento materno na gestação. O sexto encontro está agendado para o mês de fevereiro de 2020, sem dia definido ainda, para avaliação do curso e preenchimento do instrumento pós-qualificação. Todos os participantes receberão certificados de conclusão da capacitação.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE