Energia renovável ganha mais espaço

No próximo dia 17 de maio, no auditório do Tecpar, em Curitiba, será lançada a segunda edição da Revista Smart Energy, que tem como tema de capa ???O Mercado de Energia???. Essa é uma iniciativa do Projeto Smart Energy, um dos primeiros do país que busca debater o tema das energias renováveis e inteligentes. A solenidade de lançamento contará com a presença do secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, que fará a abertura do evento e na sequência haverá debate sobre o mercado de energia e palestra sobre inventário de gases de efeito estufa.

O Projeto Smart Energy Paraná foi criado por meio do Decreto Estadual nº 8.842 de 04/09/2013 e tem na comunicação o seu braço forte. Além da Revista Smart Energy, o projeto conta também com o portal que agrega as principais notícias do setor que são veiculadas por sites governamentais, de notícias, com foco em novidades, agendas de cursos e eventos, legislação e até incubadoras e empresas que podem ajudar no desenvolvimento de projetos de energia renovável.
Renata Abreu, da equipe responsável pela operacionalização da secretaria executiva do projeto, conta que o objetivo dos dois veículos de comunicação é ajudar na busca pelas informações nessa área. ???Procuramos concentrar todo tipo de informação relacionada a energias renováveis e redes inteligentes para facilitar a busca de quem quer saber ou tem dúvidas sobre o assunto, ajudando a catalisar projetos para o desenvolvimento socioeconômico???, explica.
A revista Smart Energy Paraná tem distribuição trimestral e traz entrevistas com diversos especialistas do setor, explicando os últimos avanços, novidades e regulamentações do governo. Além disso, mostra lugares onde é possível buscar ajuda financeira ou acadêmica e cursos especializados. ???O portal reúne informações sobre os vários tipos de energia renovável, leis, artigos, editais e notícias diárias do setor???, relata Renata Abreu. O portal pode ser acessado pelo endereço www.smartenergy.org.br. Já a revista tem circulação trimestral com distribuição gratuita e pode ser solicitada pelo e-mail: [email protected] .
O Projeto Smart Energy Paraná também promove eventos e reuniões estratégicas para formar uma agenda comum entre associações, empresas, governo e universidades que ajudem a viabilizar e fomentar as energias renováveis no Estado. ???Com tudo isso, buscamos o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos relacionados a energias renováveis e redes inteligentes, além de promover a conscientização da sociedade e a aproximação dos representantes da academia, setor empresarial e governo para incentivar inovações tecnológicas e regulamentações na área???, afirma Reginaldo Joaquim de Souza, diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Tecpar – secretaria executiva do Smart Energy Paraná.
A ideia de todo o projeto foi inspirada na iniciativa alemã Renewables ??? Made in Germany, programa coordenado pelo Ministério Federal da Economia e da Energia e diversas organizações parceiras, que difundem a experiência das técnicas alemãs no uso de energias renováveis e buscam facilitar contatos entre empresas locais, associações, governo, academia e empresas estrangeiras.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE