Em defesa de 455 mil trabalhadores

Você sabe, em números, a relevância do setor têxtil para a economia de Americana e região? São aproximadamente 600 empresas que geram 30 mil empregos diretos e praticamente o dobro de indiretos. Estas indústrias produzem 100 milhões de metros de tecido plano por mês ??? quantidade mais que suficiente para cobrir de tecido duas voltas completas sobre a Terra!

?? uma enormidade em relevância e não só para a região. Mais de 8 mil empresas têxteis estão instaladas no estado de São Paulo e são responsáveis pela contratação de cerca de 455 mil profissionais.
O setor produz 600 mil toneladas de fios, malhas e tecidos e é responsável pela confecção de 2 bilhões de peças, de acordo com dados do Sindicato das Indústrias de Tecelagem, Fiação, Linhas, Tinturaria, Estamparia e Beneficiamento de Fios e Tecidos de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré, o Sinditec, que completou 30 anos na luta pela indústria têxtil de pequeno, médio e grande porte.
Os esforços até aqui renderam excelentes resultados. A Frente Parlamentar para o Desenvolvimento do Setor Têxtil e de Confecção do Estado de São Paulo, da qual fui presidente durante praticamente 12 anos, conseguiu zerar as alíquotas do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os produtos têxteis. A alíquota, que era de 18%, caiu primeiramente para 12%, em seguida para 7% até chegar a 0% sobre produtos têxteis nas vendas para o comércio. Foi uma grande batalha e vencemos.
A luta, no entanto, continua. Por isso aceitei o convite da deputada que preside o grupo, Carla Morando, para ser colaborador da Frente Têxtil Paulista. Sigo meu trabalho de contribuir para o desenvolvimento deste setor que é o segundo maior gerador de empregos diretos e indiretos do país e faz parte da vida de Americana.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE