Ele levou medalha de Ouro na Olimpíada de Matemática

Gustavo Miguel de Oliveira, 13 anos, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Integrada Educativa, conquistou a medalha de Ouro na Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU). A competição reúne estudantes de todo o País.

Todos os anos, o IMECC (Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica) da Unicamp organiza a Olimpíada de Matemática. Voltada aos alunos do 8° ano e 9° ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, seu principal objetivo é motivar os jovens para o estudo da Matemática em seus aspectos teóricos, de aplicações em situações práticas do cotidiano, e a interdisciplinaridade com as diversas áreas do conhecimento.
Em dezembro, a Unicamp realizará uma cerimônia para a entrega da medalha, mas a conquista do jovem Gustavo já está sendo comemorada entre os colegas e professores. “O Gustavo é um aluno conhecido pelo seu talento e por sua facilidade com a Matemática. Estamos todos felizes com esta conquista”, comenta Sérgio Ribeiro de Matos, professor de Matemática de Gustavo. Na sala de aula, Sérgio brinca que Gustavo é um parâmetro para ele. “Quando tenho alguma dúvida, eu costumo me consultar com o Gustavo”, brinca o professor.
Matemática nunca foi um problema para Gustavo. Ele conta que suas habilidades com a disciplina foram percebidas pela mãe, quando ele estava no 2º ano. “Eu estava aprendendo a fazer multiplicação e minha mãe passou uma conta mais complicada. Eu consegui resolver e ela ficou espantada”, lembra. Desde então, o desempenho de Gustavo com os cálculos sempre foi impressionante. “Eu só tiro 10 em Matemática”, afirma.
A Olimpíada de Matemática da Unicamp é dividida em duas fases. Na primeira etapa, os estudantes resolvem os exercícios na escola onde estudam. Na fase seguinte, os alunos realizam as provas na Unicamp. 
As provas da OMU são feitas com base no conteúdo dos níveis de ensino. “Mas exigem, além disso, criatividade, desenvolvimento, e que seja desafiador para o aluno”, explica o professor Gabriel Ponce, da comissão organizadora da Olimpíada de Matemática da Unicamp.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE