Educação faz capacitação em libras para comunidade

A Secretaria de Educação de Americana passa a oferecer a partir desta quinta-feira (24) oficina de introdução a Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), das 15h às 17h, na Emei Jacina, na Avenida Paulista, 270, bairro Vila Nossa Senhora de Fátima, para as famílias de surdos e comunidade em geral. O curso será ministrado pela professora de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino, Fabrine Mara.

A oficina termina em 30 de agosto e acontecerá todas as quintas no mesmo horário na Emei Jacina. Os participantes receberão certificados de 24h. “Com o reconhecimento legal da Libras, os surdos começam a ter preservados seus direitos no âmbito educacional, sendo ele municipal, estadual e federal, no entanto, ainda há um longo caminho a percorrer. Um deles é a formação de pessoas que estarão em maior contato com os surdos”, afirmou Fabrine.

Segundo a professora, é necessário um longo período de dedicação para aprender a língua, porém nesse momento inicial, a oficina se propõe a apresentar alguns grupos de sinais de nível básico e possibilitar a comunicação entre ouvintes e surdos, além de estimular o respeito às diferenças. “No primeiro dia, teremos a presença de uma psicóloga, Rebeca Maniezzo, que é surda e já possui experiência no trabalho com psicoterapia para surdos/Libras, orientação a pais, orientação vocacional, além de contarmos também com a presença da consultora de beleza da Mary Kay, para uma demonstração dos produtos com tradução em Libras pelas intérpretes Kátia Amorim e Jaqueline Fávaro”, revelou a professora.

Fabrine Mara é professora de Educação Especial, graduada em Pedagogia, com pós-graduação em Libras e em Educação Especial. Atua na rede municipal de ensino de Americana há quatro anos no Atendimento Educacional Especializado. Tem experiência também nas séries iniciais do Ensino Fundamental I, além de Educação Infantil em escolas municipais de Santa Bárbara d´ Oeste e estaduais, em Santa Bárbara, Americana, Sumaré.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE