Edit

Educação Ambiental orienta alunos

Os alunos da EMEF Florestan Fernandes, do bairro Morada do Sol, foram convidados a serem agentes ambientais para denúncia de descartes irregulares e queimadas, auxiliando os trabalhos de fiscalização. Esse foi um dos objetivos alcançados durante a campanha de Educação Ambiental, que teve início nesta terça-feira, realizada dentro da ???Ação Integrada de Combate às Queimadas???, que faz parte do projeto ???Sou responsável pelo local que vivo e convivo???, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

No total, 900 estudantes devem receber orientações com o objetivo de envolver a população na preservação ambiental, limpeza da cidade e no combate às queimadas. A atividade foi realizada em 15 classes e outras 14 recebem o trabalho de educação ambiental nesta quarta-feira (16). Na sexta-feira (18), o trabalho de conscientização será voltado para os comércios localizados na Rua China, que fica na divisa dos bairros Morada do Sol e Parque das Nações.
De acordo com a coordenadora da Unidade de Educação Ambiental e Planejamento e interlocutora do Programa Município VerdeAzul, Kátia Birke, essas informações serão propagadas pelos alunos aos familiares. ???Os estudantes ficaram impressionados quando souberam que a região em que vivem teve o maior índice de queimadas no município. A importância de diminuir essa quantidade e os malefícios dessa prática para a saúde da população, o meio ambiente e a qualidade do ar, também foram abordados???, afirmou.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Odair Dias, destacou a importância da ação de conscientização. ???Este é o pontapé inicial para um projeto muito maior, que vai atender toda essa região, identificada como a mais problemática no que se refere à incidência de queimadas. Temos que fazer as informações irradiarem de maneira intensificada e mudando de fato as atitudes da população???, considerou. ???Importante ressaltar que aqueles que forem flagrados fazendo descartes irregulares ou provocando queimadas serão penalizados de acordo com o que determina a lei???, completou.
Durante a atividade na escola, também foi informado sobre o mutirão de limpeza que está sendo realizado na região pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e sobre a localização dos ecopontos existentes no município.
A ???Ação Integrada de Combate às Queimadas??? envolve as secretarias de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, Saúde, Educação, Habitação, Defesa Civil, Planejamento e Gama (Guarda Municipal de Americana).
Denúncias
Denúncias de descartes irregulares e queimadas podem ser feitas por meio do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), no telefone (19) 3475-9024, na Unidade de Limpeza Pública, no telefone (19) 3405-9444, na Secretaria de Meio Ambiente, no 3471-7770, no GPA (Grupo de Proteção Ambiental), nos telefones 153 e (19) 3407-0513. As denúncias podem ser feitas, inclusive, por meio de fotografia, com multa aplicada ao proprietário do veículo flagrado fazendo o descarte.
As infrações referentes a queimadas são passíveis de multa no valor R$667,77 e de descarte irregular o valor é de R$ 948,08.
Diagnóstico
Após a realização de um diagnóstico sobre a incidência de queimadas na cidade, apontando 94 focos de queimadas registrados de janeiro a maio deste ano, foi elaborado um relatório identificando os locais por área de planejamento. O mapa foi elaborado pela Secretaria de Planejamento a partir dos dados do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e das ocorrências de queimadas lavradas em boletim de ocorrência pelo Grupo de Proteção Ambiental – GPA. 
Para o período de 01/01/2017 a 31/05/2017, com base nas informações obtidas no INPE, foi observado que o satélite do INPE registrou sete ocorrências de queimadas em Americana. Já o Grupo de Proteção Ambiental ??? GPA registrou para o mesmo período 94 focos de queimadas, sendo 22 na área de ???Planejamento 06???.
A campanha de Educação Ambiental tem previsão de duração de quatro meses nesta área de planejamento, que é formada pelos bairros: Balsa, São Jerônimo, Jardim Bazanelli, Jardim da Balsa ll, Jardim da Paz, Jardim das Orquídeas, Jardim Dona Rosa, Mario Covas I, II e III, Jardim Novo Horizonte, Jardim São Roque, Morada do Sol, Parque das Nações, Parque Residencial São Jerônimo, Parque Gramado, Parque da Liberdade.
 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE