Educação adquire 165 computadores para escolas

A Secretaria de Educação de Americana comprou 165 computadores desktops para as unidades escolares, que serão utilizados nas administrações das escolas e laboratórios de informática, com investimento aproximado de R$ 560 mil.

“Estes computadores vão renovar os laboratórios de informática das unidades do Ensino Fundamental”, explicou o subsecretário de informática da Secretaria de Educação, Naor Garcia. Segundo Naor, a chegada dos novos computadores é importante porque vai atualizar o parque tecnológico de atendimento dos alunos e das administrações das unidades escolares. “O PC vai conectar os alunos às redes de conhecimento possibilitando acesso e desenvolvimento tecnológico”, disse o subsecretário.

Na Escola Municipal do Ensino Fundamental (Emef) Jonas Correa de Arruda, será instalado o primeiro laboratório de informática com esses computadores. A escola, que era estadual, foi municipalizada em 2017. No ano passado, novos PCs já tinham sido adquiridos para os laboratórios do Caic e do Ciep Zanaga.           

Naor ressaltou também que o atual Sistema de Gerenciamento Escolar desenvolvido há dois anos está em pleno funcionamento. Ele foi Implantado pelos funcionários da pasta e substituiu a terceirização do setor. “O gerenciamento escolar provocou uma economia de cerca de R$ 7 milhões nos últimos dois anos”, disse. Atualmente, estão em funcionamento diversos módulos que são utilizados pela Rede Municipal de Ensino. O primeiro é o controle de Demanda Escolar, no qual a secretaria tem o controle de vagas nas unidades escolares com todos os dados dos alunos.

“A importância de ter montado esse sistema próprio é que a base de dados, a memória, a história, passa a pertencer à Administração Municipal. Antes, todo esse mapeamento era da empresa que ganhava a licitação. ?? preciso valorizar nossos funcionários pelo empenho e entendimento de montar um sistema com essa importância estratégica para a Secretaria de Educação e para a Prefeitura”, ressaltou.

Há também o controle de classificação e pontuação dos professores, diretores e pedagogos como cadastro, titulação, pontuação, tempo de serviço, etc. Ele é utilizado principalmente em época de atribuição de aulas e classes. O gerenciamento de matriculas de alunos faz o controle de notas, faltas e documentos, que está em fase final de desenvolvimento. “Para a utilização dos sistemas realizamos antes cadastros de todos os dados das unidades escolares e professores”, revelou Garcia.

A Rede Municipal conta ainda com o Sistema de Controle Interno como tramitação de documentos na própria secretaria e nas unidades escolares, além do módulo de controle de ofícios. Com o objetivo de agilizar a comunicação entre unidades escolares e Secretaria de Educação, foi implantado o módulo de manutenção, pelo qual as unidades podem solicitar por internet suas necessidades. A secretaria recebe automaticamente esses pedidos e faz o encaminhamento enviando equipes para os locais solicitados.

Todos os educadores podem se inscrever on line em cursos e eventos promovidos pela Secretaria de Educação. Para reunir todos esses serviços, o setor de informática criou um portal de que atende tanto a sede da secretaria quanto as unidades. O endereço é www.seducpma.com ou HTTP:/infoseduc.seducpma.com. Por dia, o portal é acessado em média por 400 pessoas, mas em época de lançamentos de notas o portal recebe cerca de 12 mil registros.

Cada escola do Ensino Fundamental ??? Emef, CAIC e Cieps ??? possui um laboratório de informática com dezenas de computadores para serem utilizados pelos alunos. Na Educação Infantil, existe internet em todas as escolas ??? Emeis, creches e Casas da Criança.

 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE