Ecovilla restaura fauna e flora em Valinhos

Com vista para a Serra dos Cocais, na região da cidade de Valinhos, o empreendimento Ecovilla Boa Vista é o mais novo loteamento com sustentabilidade e respeito à natureza. Com o lema “construído no verde”, os lotes do condomínio foram demarcados em antigas áreas de pastagens da fazenda Espírito Santo, e as áreas verdes tiveram replantio que obedece à proporção de 1:25, ou seja, para cada árvore retirada, vinte e cinco novas foram plantadas. Elaborado pela engenheira agrônoma especialista em gestão ambiental, Dorothéa Antonia Pereira Monteiro, o projeto tem o objetivo de preservar o corredor ecológico* da região e as espécies ameaçadas de plantas e animais. Ao todo, foram plantadas 10 mil mudas de 120 espécies nativas diferentes. 

A preocupação dos futuros moradores por um local em que o meio ambiente é conservado e respeitado tem crescido muito no mercado imobiliário. Na hora da compra, muitas pessoas buscam contato com a natureza, água e esgoto tratados, legalidade das obras e segurança para a família. 
“O plantio das espécies nativas e a conectividade entre as áreas de preservação permanente e os fragmentos remanescentes, irão propiciar o aumento da biodiversidade, a proteção dos recursos hídricos e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida dos futuros moradores”, explica Dorothéa. A engenheira complementa afirmando que antes do início das obras foi realizado o chamado Diagnóstico Ambiental, uma ferramenta de planejamento essencial para se conceber o projeto urbanístico. “Desde o começo considerou-se, entre outros fatores, a importância da conectividade entre os fragmentos de mata remanescentes a serem implantados por meio do reflorestamento de espécies nativas, o que resultará ao longo do tempo na melhoria do fluxo gênico, ou seja, o incremento da biodiversidade nesta região do município”, afirma.
Outro diferencial do Ecovilla Boa Vista é sua autonomia hídrica, com tratamento de água e esgoto próprios, o que permite uma economia de 30 a 40% nas contas. Todo o esgoto passa por processo de tratamento, conforme exige a legislação, atendendo a Resolução CONAMA 357/05 e às recomendações da CETESB. Além disso, da área total do empreendimento, 60% é permeável, facilitando a absorção pelo lençol freático. 

Lazer
A área verde com foco na preservação dos corredores ecológicos da região, além de um instrumento de conservação ambiental, pode ser utilizado como lazer, já que o Ecovilla Boa Vista possui 3000 metros de trilhas ecoturísticas. Além do lazer, é um diferencial para educação ambiental de crianças e jovens. 
Acessibilidade O Ecovilla Boa Vista tem, dentre inúmeras vantagens, a acessibilidade através da Rodovia dos Agricultores, que será duplicada em breve. Localizado ao lado da Rodovia Dom Pedro I, próximo ao trevo Valinhos/ Joaquim Egídio, o empreendimento também está a 10 minutos dos principais shoppings Iguatemi e Galleria, do Carrefour D. Pedro e das lojas Decathlon e Leroy Merlin. 
*Corredores ecológicos: são áreas que unem os fragmentos florestais ou unidades de conservação separados por interferência humana. O objetivo do corredor ecológico é permitir o livre deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal. 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE