Ecoponto volta a funcionar das 7h às 19h

O Ecoponto do Jardim Monte das Oliveiras, em Nova Odessa, já está funcionando em horário normal, todos os dias da semana, das 7h às 19h. Após quatro meses de redução no expediente, a Secretaria de Meio Ambiente informou que o espaço voltou a contar com horário ampliado para o descarte dos entulhos e materiais.

“Com a crise econômica, todos os setores da Prefeitura remanejaram seus serviços e precisamos reduzir o expediente durante este período. No entanto, infelizmente, nos deparamos com o desrespeito da população que, ao ver o local fechado, acabava descartando seus entulhos na frente do Ecoponto ou em outros locais irregulares”, explicou a diretora de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Fernanda Dagrela.
Segundo ela, esta situação levou a Administração a rever o horário de funcionamento do local. “Além da organização do Ecoponto, tínhamos que dispor de equipes para limpar as áreas sujas e, para evitar gastos extras, decidimos voltar ao horário antigo”, disse. “Não adianta termos o local correto para o descarte se a população não respeita as normas. ?? uma questão de consciência”, continuou.
A diretora afirmou que a Secretaria de Meio Ambiente segue intensificando a fiscalização para coibir o descarte irregular na cidade. “Oferecemos todas as ferramentas para que o morador tenha um local adequado para descartar o material que já não tem mais serventia. Pedimos para que a população colabore, utilizando estes espaços e evitando descarte em áreas irregulares. ?? uma questão de saúde pública”, afirmou.
Ela lembrou ainda que a legislação municipal prevê multa de R$ 600 a R$ 5 mil para quem for flagrado descartando entulhos em local irregular. “Além de não despejar entulho em áreas indevidas, contamos com ajuda do morador na fiscalização, denunciando caso flagrem alguma irregularidade”, disse.
CONTROLE ??? Com a reabertura do Ecoponto em horário normal, Fernanda afirmou que algumas adequações internas foram feitas visando melhor aproveitamento do local. Segundo ela, além do vigia, o Ecoponto conta também com um funcionário responsável pelo controle dos materiais descartados. “Ele também nos ajudará a disciplinar o uso, indicando aos moradores onde os entulhos devem ser despejados”, disse.
O Ecoponto do Jardim Monte das Oliveiras está localizado na Rua Vilhelms Rosenbergs, esquina com a Rua Aristides Réstio e recebe entulho de construção civil (até 1m³ por pessoa), móveis usados, restos de poda, aparelhos eletrônicos, pneus (quatro unidades por pessoa) e materiais recicláveis. A unidade não recebe resíduos orgânicos, perigosos, industriais, hospitalares e farmacêuticos, animais mortos, lâmpadas fluorescentes e nem pilhas e baterias.
Além do EcoPonto, Nova Odessa conta com outros locais para descarte correto de materiais. A cidade possui três LEVs (Locais de Entrega Voluntária) destinados ao descarte de materiais recicláveis. Eles estão instalados no Parque Izidoro Bordon (Rua João Bolzan, 475, Mathilde Berzin), Bosque Manoel Jorge (Rua 15 de novembro, s/n, Jardim Santa Rosa) e Rua Manaus, s/n, Jardim São Jorge, e funcionam 24 horas.
Existe também um PEV (Ponto de Entrega Voluntária) instalado na Praça Central José Gazzetta, no Centro. Assim como os LEVs, o espaço é destinado apenas ao descarte de materiais recicláveis e funciona 24h.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE