Ecoponto volta a abrir aos domingos

O Ecoponto do Jardim Monte das Oliveiras, em Nova Odessa, voltou a funcionar aos domingos, das 7h às 13h. O espaço estava funcionando de segunda-feira a sábado, no entanto, o alto índice de descartes irregulares em frente ao local nos finais de semana levou a Administração a rever o atendimento. A Secretaria de Meio Ambiente informou que a fiscalização está sendo intensificada com o intuito de coibir o despejo de entulhos em locais proibidos.

“Mudamos o horário de atendimento em outubro por uma questão de economia, mas infelizmente nos deparamos com o descaso de muitos moradores que acabavam descartando seus entulhos na frente do Ecoponto ou em outros pontos da cidade. Essa situação nos levou a rever o funcionamento do espaço”, explicou a diretora de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Fernanda Dagrela.
Segundo ela, a Secretaria tem intensificado a fiscalização com o intuito de combater os descartes irregulares. “Não adianta termos o local correto para o descarte se a população não respeita as normas. ?? uma questão de conscientização e estamos trabalhando firme. Nossa equipe está nas ruas orientando e também autuando quem não cumpre a lei”, disse.
A diretora lembrou que o descarte de entulhos em locais irregulares ocasiona transtornos à saúde e ao meio ambiente, já que tais materiais colaboram para proliferação de animais peçonhentos e podem contaminar o solo e rios, entre outros danos.
“Esperamos que a população respeite os horários e nos ajude mantendo nossa cidade limpa”, afirmou a diretora.
HORÁRIOS – O Ecoponto do Jardim Monte das Oliveiras está localizado na Rua Vilhelms Rosenbergs, esquina com a Rua Aristides Réstio, e funciona de segunda a sexta-feira, semana das 7h às 17h30, aos sábados das 7h às 17h30 e aos domingos das 7h às 13h.
Inaugurado em novembro de 2014, o espaço se tornou modelo padrão de local para descarte de resíduos em Nova Odessa. O EcoPonto recebe entulho de construção civil (até 1m³ por pessoa), móveis usados, restos de poda, aparelhos eletrônicos, pneus (quatro unidades por pessoa) e materiais recicláveis. A unidade não recebe resíduos orgânicos, perigosos, industriais, hospitalares e farmacêuticos, animais mortos, lâmpadas fluorescentes e nem pilhas e baterias.
Além do EcoPonto, Nova Odessa conta com outros locais para descarte correto de materiais. A cidade possui três LEVs (Locais de Entrega Voluntária) destinados ao descarte de materiais recicláveis. Eles estão instalados no Parque Izidoro Bordon (Rua João Bolzan, 475, Mathilde Berzin), Bosque Manoel Jorge (Rua 15 de novembro, s/n, Jardim Santa Rosa) e Rua Manaus, s/n, Jardim São Jorge, e funcionam 24 horas.
Existe também um PEV (Ponto de Entrega Voluntária) instalado na Praça Central José Gazzetta, no Centro. Assim como os LEVs, o espaço é destinado apenas ao descarte de materiais recicláveis e funciona 24h.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE