Edit

Economista dá dicas para quitar dívidas ainda em 2021

Dado o quadro atual de incertezas na economia, crescimento do PIB abaixo do esperado e recuperação ainda lenta do emprego, o professor de Economia da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), Walter Franco, enfatiza que organizar as finanças pessoais tem sido um dos itens mais importantes na sociedade, principalmente com o final do ano se aproximando, quando as pessoas e famílias tendem a gastar mais e fazer plano para o próximo ano. Segundo o especialista, o equilíbrio das contas permite estabilização pessoal, psicológica e proporciona um melhor planejamento de futuro entre pessoas e famílias.

Para chegar ao final do com as finanças organizadas, o economista apontou algumas dicas, confira abaixo.

  1. Compras de final do ano: Com as festas de final do ano se aproximando é de extrema importância que as pessoas se organizem e não exagerem nas compras e gastos de Natal e férias, para evitar um acúmulo de dividas para o início do ano.
  2. Planejamento financeiro: É importante fazer um uso de planilha para controle de gastos.
  3. Controle das finanças: Ter um planejamento mensal e anual com gastos e renda para administrar melhor as finanças pessoais. E ter um conhecimento básico de finanças e economia. Existem muitos cursos gratuitos para isso e diversos materiais na internet, entre artigos e vídeos.
  4. Utilizar o 13º salário. Usar com cuidado o décimo terceiro salário e no caso de existir dívidas utilizá-lo para amortização ou quitação deste passivo. Priorizar as contar que dispõem de um maior percentual de juros.

Por fim, o economista destaca que o descontrole das finanças pessoais é – muitas vezes – sinal de incapacidade em ter autoconhecimento, no que tange a colocar limites nos desejos e saber impor freios aos gastos descontrolados e desnecessários. “Organizar finanças pessoais é antes de mais nada saber organizar pensamentos, necessidades e vontades”, avalia.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE