Edit

E o ano, enfim, começou!

Embora não exista até hoje um consenso definitivo entre os antropólogos, podemos dizer que, entre os vários sentidos dado à palavra cultura, está também o reflexo da vivência do ser humano em sociedade. A palavra é de origem latina e deriva do verbo colere, que significa cultivar ou instruir e do substantivo cultus, de cultivo ou instrução.
Toda essa introdução científica e etimológica vem para lembrar que 2018, finalmente, teve seu início após as folias do carnaval.
E, sim, esse processo de dar start nas atividades de toda a sociedade somente após o carnaval é um comportamento extremamente cultural do povo brasileiro. Ou seja, é o cultivo de hábitos que vêm de muito tempo atrás e que se perpetua no comportamento atual.
Acabadas as festas, é momento então de pensar no que queremos para este ano, que traz consigo momentos cruciais para nosso futuro, a curto, médio e longo prazos.
Após uma das maiores crises que o Brasil enfrentou, começamos a vislumbrar a saída da estagnação. Mas ainda não estamos livres dos impactos do cenário instalado em nossa sociedade. O desemprego ainda é alto, a falta de credibilidade ainda nos marca e a instabilidade provocada pelos escândalos políticos ainda são condicionantes para nosso desenvolvimento.
Por isso, acabado o carnaval, é hora de cada um de nós nos colocarmos a postos em favor do nosso país. ?? ano de mudança, que será possível graças ao processo democrático das eleições. 
E mais do que nunca, não será suficiente apenas ir às urnas para votar. Mais do que isso, serão necessários um diálogo profundo sobre os rumos de nosso país, a conscientização sobre o papel de cada cidadão e de seus representantes, o conhecimento sobre a vida, o trabalho e as propostas dos que pleiteiam um mandato.
O desafio começa agora. Afinal, depois de muita folia, 2018, enfim, começou! Agora é hora de muito trabalho! E vamos trabalhar!
Davi Zaia
Deputado Estadual – PPS

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE