Dr Daniel, Meche e Dourado em ação

Dr. Daniel quer campanha para incentivar doação de sangue

O vereador Dr. Daniel (PDT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento solicitando informações da administração municipal sobre a realização de campanha para incentivo à doação de sangue e de homenagem ao Dia Mundial do Doador de Sangue. No documento, o parlamentar cita que atualmente o banco de sangue do Hospital Municipal necessita de voluntários para normalização do estoque. “Talvez, devido à pandemia do novo coronavírus, muitos doadores sentem-se inseguros quanto ao comparecimento no hospital municipal para realizarem a doação”, afirma.

 

Na propositura, o autor comenta que o baixo estoque de sangue do HM motivou a veiculação de notícia no site oficial da prefeitura e nos órgãos de imprensa da cidade, devido à necessidade urgente de reposição, em especial, dos tipos O positivo, O negativo, A positivo e A negativo. “Diante disso, entendemos ser necessário que se promova uma campanha em homenagem ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado anualmente no dia 14 de junho, e, alinhado a essa homenagem, promova campanha de conscientização quanto à segurança na doação de sangue em relação à atual necessidade de distanciamento social imposto pela pandemia, orientando as pessoas sobre os protocolos de segurança adotados para a doação de sangue”, conclui o vereador.

 

Dr. Daniel solicita no documento que a prefeitura informe quais são as medidas realizadas em conjunto com a Fusame para incentivar a doação de sangue, se irá realizar homenagem ao Dia Mundial do Doador de Sangue e campanha de conscientização sobre o tema, com a confecção de material impresso sobre a importância da doação de sangue, e quais outras formas de divulgação de informações à população estão sendo utilizadas com o objetivo de incentivar a doação.

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores na próxima sessão ordinária, que acontece na quinta-feira (27).

 

Meche pede por passe-gestante para pós-natal na rede

O vereador Marschelo Meche (PSL) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que requer informações e providências sobre auxílio social à população de baixa renda para acompanhamento médico pré e pós-natal. No documento, o vereador menciona a lei municipal nº 5.616/2014, que autoriza o Poder Executivo a conceder transporte coletivo gratuito a gestantes e mães de recém-nascidos de baixa renda até hospitais e postos de saúde para as consultas de pré-natal e de acompanhamento do bebê durante os primeiros sessenta dias de vida.

 

“É consolidada na medicina e por todos os órgãos de saúde a importância do pré e pós-natal. Muitas patologias podem ser detectadas e doenças tratadas no tempo devido, reduzindo drasticamente os indicadores de mortalidade infantil. Não podemos esquecer da saúde da mulher, inclusive na dimensão psicológica. O que essa lei traz é o papel do governo em garantir que, mesmo para as pessoas de baixa renda, o acesso à saúde pública não seja impedido pela impossibilidade de ter recursos para pagar ônibus ou outro tipo de transporte”, comenta.

 

No requerimento, o parlamentar questiona a concessão de passes-gestante no ano de 2021, a quantidade de pessoas cadastradas para recebimento do benefício, o custo do subsídio para o município e pede informações sobre a transparência na divulgação desse benefício social. Meche pede ainda a realização de campanhas de divulgação com produção de materiais impressos e digitais informando sobre acessos aos direitos da população de baixa renda ao passe-gestante.

 

O requerimento foi discutido e votado pelos vereadores em plenário e enviado à prefeitura de Americana para resposta.

Silvio Dourado visita CIT de Barueri para saúde

O vereador Silvio Dourado (PL) visitou na sexta-feira (21)o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), e o Centro de Especialidades Luiz Maria Barletta, ambos em Barueri, para conhecer as inovações tecnológicas implementadas no âmbito da saúde pública no município e buscar soluções que podem ser sugeridas para a cidade de Americana. Durante a visita, Dourado conheceu a estrutura do CIT, que gerencia os recursos e garante os serviços de tecnologia da informação e processamento de dados dos órgãos da administração municipal da cidade. O centro também presta assessoria tecnológica aos órgãos municipais e desenvolve os sistemas das secretarias municipais.

 

“O CIT instala, mantém e protege os sistemas, bem como promove estudos para o desenvolvimento de novas tecnologias e integração dos sistemas de informação da Administração Municipal. A coordenação e promoção de treinamento de pessoal para uso dos sistemas informatizados também é sua atribuição”, explicou o parlamentar. Dourado conheceu também a infraestrutura do Centro de Especialidades Luiz Maria Barletta, que permitirá a ampliação de serviços médicos no município, com a chegada de mais especialistas além dos 30 já existentes na rede pública.

 

Segundo o parlamentar, a sistematização foi o que mais chamou a atenção na visita. “É necessário, na cidade de Americana, a integração do E-sus (sistema Federal) com o Conecta, sistema utilizado por nossa secretaria da Saúde. Tal integração é fundamental para que não se repita a inserção de dados, para que o envio da informação seja realizado com qualidade e para recebermos verbas federais”, concluiu. Além de Dourado, participaram da visita pela secretaria de Saúde Lilian Godoi, Assessora Institucional da Secretaria de Saúde, Simone Maciel, Diretora Atenção Básica e Núcleo de Especialidades e Agnaldo Oliveira Junior, Diretor de Tecnologia em Saúde; pelo Centro de Tecnologia, Jonatas Randal, secretário do CIT, Dra. Thercia Raiany Duarte Nazareth e Paulo Junior, do Departamento de Inteligência em Saúde.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE